UNB - Autorreflexão Curso de Pedagogia
Por: elcilia • 30/7/2015 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Universidade de Brasília – UnB/UAB
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
Clemair Aparecida Caetano de Souza
Psicologia da Educação
Edilene Francisco
Acrelândia -Acre
Acrelândia
2015
[pic 3] [pic 4]
Psicologia da educação
Autoavaliação do estudante
Segundo Santrock (2010, p. 2) “ a psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. A Psicologia Educacional é o ramo da psicologia dedicado à compreensão do ensino e da aprendizagem no ambiente educacional”. Além disso a psicologia no âmbito escolar contribui para otimizar as relações entre professores, alunos, diretores..., enfim todos envolvidos no ambiente escolar.
Diante desse conceito e da minha trajetória no estudo dessa disciplina, pude perceber que ela é essencial na relação de afetividade entre o professor e aluno. Além disso, é através da psicologia que o professor consegue enxergar as dificuldades de integração e aprendizagem de seus alunos, e procurar a melhor forma de resolver essas dificuldades visando o crescimento educacional e pessoal desse aluno. Essa percepção só é possível se o professor tiver uma relação próxima de seus alunos selecionando as dificuldades de forma individual.
A maior dificuldade encontrada é justamente estudar uma matéria que trata da relação professor/aluno à distância. Essa distancia de alguma forma inibi um conhecimento mais aprofundado entre os alunos e professores. Além disso, fica muitas aprendizagens a desejar. Pois, a forma de se expressar por em textos é diferente de se expressar verbalmente, deixando, por vezes, mascarada as dificuldades de desenvolver atividades exigidas na disciplina.
Para dar conta de realizar as atividades solicitadas tive que me desdobrar, já que sou dona de casa, trabalho e estudo mas, é preciso tirar um tempo todos os dias e não deixar atividades acumular. As estratégias utilizadas para ler os textos, assistir vídeos e realizar tarefas são simples. Primeiro procuro entender o que pedem as atividades depois ao ler os textos é só anotar as ideias centrais e enunciados pedidos nas atividades. Mas isso leva tempo e muita concentração, o que me deixou muito arrasada ao ver uma atividade que levou praticamente um dia para ficar pronta zerada, mas enfim... faz parte!
Os conteúdos da disciplina em questão são muito interessantes e não devem ser levados em conta somente no âmbito escolar pois, são de muita valia no dia a dia, no nosso cotidiano enquanto pais, patrões, empregados... por isso devem ser lidos ( acredito eu) não só no desenvolvimento das atividades mas também em momentos de folga e descontração, a fim de promover uma melhora nas nossas relações pessoais.
As atividades propostas foram muito relevantes e promoveram desafios intelectuais em seus alunos. E mostrou bem o conceito de psicologia na educação pois nela o professor desempenha a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem e o aluno é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social.
...