UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Por: lucaspinoquio • 25/4/2019 • Trabalho acadêmico • 3.940 Palavras (16 Páginas) • 181 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: LETRAS
NOME | DANIELE CRISTINA ALVES DA CRUZ SOUSA FABIANA PERPÉTUA DELPINO LIMA CLARO NÁDIA APARECIDA CORNETO PAULO SÉRGIO LIMA SOUSA ROSA MARIA JANUÁRIO SUCENA |
RA | 5015632469 3193954855 8510518551 8510518573 2588683793 |
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Semântica
Língua Inglesa IV
Literatura Brasileira
Competências Profissionais
Educação de Jovens e Adultos
Literaturas de Língua Inglesa
Tutora EAD: Suze Borda
Jundiaí/SP
11/2018
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: LETRAS
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Semântica
Língua Inglesa IV
Literatura Brasileira
Competências Profissionais
Educação de Jovens e Adultos
Literaturas de Língua Inglesa
Tutora EAD: Suze Borda
Trabalho desenvolvido para o Curso de Letras disciplinas norteadoras: Semântica, Língua Inglesa IV, Literatura Brasileira, Literaturas de Língua Inglesa, Educação de Jovens e Adultos, Competências Profissionais, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional sob orientação do (a) tutora EAD Suze Borda.
Jundiaí/SP
10/2018
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 1;2
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3; 4 e5
3 – PROPOSTA INTERVENTIVA 5; 6; 7; 8; 9; 10; 11 e 12
4 – CONCLUSÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 - INTRODUÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos visa propiciar a alfabetização dos educandos, de modo que, possibilite ao modelo educacional ações pedagógicas satisfatórias que atendam às necessidades de pessoas com defassagem educacional, tanto no campo de igualdade de oportunidades, na participação social e no mercado de trabalho. Observa-se que na educação de jovens e adultos (EJA) a leitura é um campo que esta insuficiente, por isso, o objetivo deste trabalho é a inserção da leitura de qualidade para esse público, desejando melhorar a assíduidade dos educandos na pratica de leitura.
Para Silva (2000), o ato de ler é uma necessidade concreta para a aquisição de significados e, consequentemente, de experiência nas sociedades onde a escrita é necessária. A leitura é de suma importância na vida do indivíduo, enriquece o vocabulário e facilita a comunicação. Portanto, esse contato com os livros deve ser de maneira prazerosa, visando o despertar para o gosto e o compromisso com a leitura.
Nesse sentido, o corpo docente, precisa despertar e fomentar os educandos para a prática da leitura não somente em sala de aula, mas muito além dos livros didáticos. Favorecendo o acesso a diversos materiais de leitura os educandos absorverão os benefícios dos diferentes gêneros textuais, beneficiando o leitor na oralidade e compreensão do que leem.
O processo de alfabetização significa ler e escrever no sentindo de decodificar letras e formar palavras. Portanto, o letramento, é o domínio competente da leitura e da escrita. No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fulcral a construção de ensino/aprendizagem, considerando a formação do aluno como cidadão, incentivando-o e educando-o para uma prática que promova a participação individual e coletiva na sociedade. Contudo, há necessidade de o educador conhecer cada aluno adulto para que o processo de ensino/aprendizagem melhore sua situação atual.
O corpo discente dessa modalidade de ensino apresenta uma diversidade de conhecimentos prévios e cada qual possui um repertório distinto. É a partir desses conhecimentos que se dá o contato com o novo conteúdo, atribuindo definição e sentido, que são os fundamentos para a construção de novos significados. Os educadores precisam lidar diariamente com o desafio sobre como conduzir o trabalho com letramento em sala de aula, considerando as particularidades dos alunos, as experiências individuais e a cultura de cada um.
A EJA tem por finalidade suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não tenham iniciado ou prosseguido em idade própria no ensino fundamental e médio com qualidade, criando assim, oportunidades nas diversas áreas de atuação. Dito isso, vale ressaltar que, os educadores, precisam reavaliar sua prática pedagógica, refletindo como a sua contribuição como professor é importante para a inserção desses alunos na atualidade. O professor, enquanto mediador do conhecimento deve utilizar maneiras criativas para trabalhar leitura em sala de aula.
Assim sendo, um projeto bem estruturado, apresentará melhorias e incentivará os alunos para a prática da leitura. Segundo pesquisas, revelam que o maior incentivador da leitura continua sendo o professor. Portanto, o educador deve ser um profissional dinâmico, muito bem informado e deve, sobretudo, ser leitor e sugerir a leitura através do seu exemplo e de sua prática pedagógica.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Góis ao jornal Folha de São Paulo (11/10/2017), apesar dos avanços, o Brasil ainda tem 11,5% das crianças de oito e nove anos analfabetas. E para completar, uma criança não alfabetizada com mais de oito anos de idade apresenta dificuldades não apenas em Língua Portuguesa, mas em todas as outras disciplinas, já que sua capacidade de compreender textos é limitada.
...