UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Por: Esequias Neto • 1/4/2019 • Relatório de pesquisa • 4.998 Palavras (20 Páginas) • 234 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ[pic 1]
LEIDRIANNE RAIZA FRANÇA DE CASTRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
RECIFE
2016
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
LEIDRIANNE RAIZA FRANÇA DE CASTRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado IV solicitado pelo Professor Carlos André de Moura como requisito de nota na referida disciplina.
RECIFE
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 DIAGNOSE..............................................................................................................04
3 RELATÓRIO DE ESTÁGIO.....................................................................................06
3.1 Observações....................................................................................................... 09
3.2 Regências.............................................................................................................11
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
APÊNDICE.................................................................................................................15
ANEXOS.....................................................................................................................27
03
1 INTRODUÇÃO
Diante das diferentes atuações da direção escolar e do corpo docente das Instituições de Ensino, foi realizado um relatório de estágio referente às observações realizadas em escolas, salas de aula, durante a regência e também a comparação entre as informações dadas no ato da entrevista com o professor e direção a fim de analisar aspectos inerentes à atuação desses dois agentes no processo de ensino/aprendizagem, bem como no que diz respeito ao programa curricular de Ciências, Geografia e História na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Eja, visto que em meio às necessidades de toda comunidade escolar, a equipe gestora possui papel intrinsecamente importante como articulador entre pais, professores e alunos da escola, compreendendo-a como organização escolar democrática e compreende os problemas expostos pela prática pedagógica.
04
1DIAGNOSE
O presente trabalho visa apresentar uma diagnose de duas escolas denominadas A e B, a primeira com o nome Escola Passo a Passo constitui-se em rede privada e está localizada no bairro de Maranguape I, município de Paulista. A segunda por sua vez pertencente à rede municipal de Olindaé chamada Escola Antônio Correia eestá localizadano bairro de Águas Compridas/ Alto da Conquista. Nestas, foram realizadas pesquisas de campo, objetivando observar e coletar dados sobre os aspectos físicos, pedagógicos e organizacionais destas instituições de ensino mediante entrevistas com questionários.
A escola A funciona nos turnos manhã e tarde oferecendo as modalidades educação infantil e Ensino Fundamental do 1º e 2º segmento. Nessa instituição inicialmente foi realizada uma entrevista com a direção e outra com o professor. No que diz respeito à educação infantil, houve uma observação e duas regências em determinada sala, já no 1º segmento do ensino fundamental foi feita apenas uma observação e três regências no primeiro ano.
A estrutura da escola apresenta falhas no tamanho das salas de aula, as mesmas são climatizadas, pequenas em sua maioria e possuem mais alunos do que deveriam. A escola possui uma quadra para educação física, mas percebeu-se que seu espaço físico não está adequado para receber estudantes que usam cadeira de rodas, demonstrando que ainda há muito o que se fazer para tornar-se uma escola inclusiva.
Ao visitar a escola B, foi visto que existe uma enorme quadra para prática de atividades físicas, bem como uma área na entrada que acomoda os estudantes e uma biblioteca. A mesma possui dois anexos que compreendem a educação infantil e o 1º segmento do ensino fundamental e funciona nos três turnos abrangendo o 2º segmento do ensino fundamental nos horários manhã e tarde e à noite oferece a Eja II,III,IV, V. Foram feitas entrevistas com o professor e a direção, uma observação e três regências na turma da Fase II e III da Eja.
05
As regências realizadas contemplaram conteúdos voltados às disciplinas de ciências, geografia e história.
Na entrevista com a direção foi relatado que as principais dificuldades que a escola enfrenta é em relação à ausência da família na educação das crianças, adolescentes e jovens que nela estudam e a falta de professores para as disciplinas, o que prejudica a aprendizagem dos alunos que vão a escola estudar e percebem que algumas disciplinas estão semprofessor, desestimulando-os.
06
2 RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Após a diagnose realizada nas duas escolas, aqui denominadas A (correspondendo ao estágio na Educação Infantil e Ensino Fundamental) e B(Educação de Jovens e Adultos), foram realizadas entrevistas com a direção de cada uma, as quais relataram possuir a formação do Magistério e também licenciatura em Pedagogia, com especialização, além de que atuam na instituição há mais de 5 anos, . Na escola A o membro da direção foi a própria gestora, já na B, a coordenadora pedagógica participou das atividades direcionadas ao cargo da direção.
Posteriormente, foi feita uma entrevistacom a professora de Educação Infantil da escola A e uma entrevista com a professora da Fase II e III da Eja na escola B, as quais se posicionaram em relação ao ato de planejar, a elaboração o plano de aula e a função que tem, o cumprimento de Parâmetros Curriculares que direcionam as ações educativas, a participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, as dificuldades apresentadas pelos alunos, e a atuação da coordenação pedagógica no processo de elaboração do planejamento e de avaliação da prática pedagógica.
...