USO DA INTERNET NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS E OS RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA
Por: crisoziel • 14/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.962 Palavras (8 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Cristiane Gonçalves dos Santos Alves
USO DA INTERNET NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS E OS RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA
SANTA LUZIA
03/2019
Cristiane Gonçalves dos Santos Alves
USO DA INTERNET NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS E OS RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA
Trabalho de conclusão de curso UEI – Uso Educacional da Internet
Da Universidade Federal de Lavras, UFLA
Orientado: Jadson Castro Gertrudes
SANTA LUZIA
03/2019
RESUMO
Para se superar as barreiras que as pessoas com deficiência se encontram em suas vivências diárias, foram criadas novas leis e normas foram criadas o conceito de acessibilidade e a inclusão esta cada vez mais presente nesse dia a dia. Todas as pessoas tem o direito a educação e é partir desse direito que qualquer pessoa, cidadão para que ele participe de maneira ativa nessa sociedade. O acesso a essa acessibilidade a inclusão nos dias de hoje e a exploração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Essa investigação tem como objetivo de identificar o uso do papel de recursos do Uso da internet nas práticas didáticas e os recursos da Tecnologia Assistiva na Educação Especializada.
ABSTRACT
In order to overcome the barriers that people with disabilities encounter in their daily lives, new laws and standards have been created, the concept of accessibility has been created and inclusion is increasingly present in this day and age. All people have the right to education and it is from this right that any person, citizen so that he participates actively in that society. Access to such accessibility is nowadays and the exploitation of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). This research aims to identify the use of the role of resources of Internet use in teaching practices and Assistive Technology resources in Specialized Education.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………6
Breve contextualização sobre acessibilidade e inclusão...............................7
A pessoa com deficiência e o acesso ao conhecimento................................8
Em busca de uma educação inclusiva..............................................................9
2 O USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA..............................................................................................................10
Tecnologias Assistivas Digitais......................................................................12
3 REFERÊNCIAS.................................................................................................................13
1 Introdução
Hoje existe um espaço muito predominante para as peddoas com deficiência na sociedade, a partir da declaração de Salamanca, que tinha pro objetivo principal prover e defender a importância de oportunidades iguais e principalmente na educação. Diversos decretos leis, prohetos e ementas foram criados no Brasil, para que toda pessoa com deficiêcia possa se tornar mais participativa na sociedade, e assim a educação tornou-se o objetivo fundamental parq ue seje atingido. Onde foi criado (LDB) Lei de Diretrizes e Bases (9.394/1996). Existem pessoas com deficiência que estudam em instituições específicas de acordo com sua deficiência que acontece em casos diversos como a busca da profissionalização, a integração no meio social, pois nesse meio existes pessoas com deficiencias iguais a sua sendo assim o precoceito será menos em relação a sua deficiência e existem vários outros motivos de acordo com a nessecidade da família.
1.1 Breve contextualização sobre acessibilidade e inclusão
A palavra acessibilidade pode ser utilizada em diversos contextos. O termo é normalmente classificado como “qualidade de acesso”, seja essa relacionada ao meio social, tecnológico ou internet. Que pode estar associada também com pessoas com deficiência, idosos ou excluídos (podendo ser por religião, raça, etc.).
Na maioria das definições, percebe-se que a acessibilidade é sustentada pela busca de equiparação de oportunidades, de participação social para todos e está intimamente relacionada ao termo inclusão. Considerando que, para que uma pessoa tenha “qualidade de acesso” aos diversos meios (que podem ser escolar, social, digital, cultural) a que está exposta é necessário que ela seja, anteriormente, incluída nesses meios.
...