UTA – A CRIANÇA E A ESCOLA
Por: NODO27 • 10/2/2016 • Relatório de pesquisa • 3.371 Palavras (14 Páginas) • 389 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO NORMAL SUPERIOR E PEDAGOGIA
PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM
ITAPEVI, SP
2008
JANAÍNA DANTAS SANTIAGO
MARIA JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA
NEUSA DOMINGUES DE CAMARGO
SUELI PINHEIRO DE SOUZA VILELLA
PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM
UTA – A CRIANÇA E A ESCOLA
Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Relação Escola/Comunidade, Pesquisa e Prática Profissional – Educação Infantil e Fundamentos Psicológicos da educação do Curso de Pedagogia, Turma II modalidade à distância, da Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER.
.
Profª Me Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
Profª Me Luciana dos Santos Rosenau
Profª Me Tânia Stoltz
ITAPEVI, SP
2008
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..............................................................................................3
- DESENVOLVIMENTO...................................................................................5
- CONCLUSÃO..............................................................................................10
- QUESTÃO INDIVIDUAL..............................................................................12
- REFERÊNCIAS............................................................................................14
- Introdução
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança ate seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Por ser a primeira etapa do processo de escolarização, a Educação Infantil requer uma atenção especial por parte de todos que estão envolvidos nesse ato, pois é nessa fase que a criança faz as primeiras descobertas e vive novas experiências que contribuem para o seu desenvolvimento psicossocial. O próprio momento da chegada da criança na escola pode significar um processo traumático. Tudo dependerá ao chegar nesse novo espaço.
É relevante para o professor conhecer a teoria e a prática que envolve a atuação docente na educação infantil, são muitos os desafios para realizar um trabalho de qualidade, comprometido com o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
A prática realizada pelo professor em sala de aula afeta o desempenho do aluno, tanto para ações positivas como para negativas durante o processo de aprendizagem, por isso, cabe ao professor uma formação docente sólida e eficiente aprimorando características de comprometimento, criticidade, dinâmico, reflexivo, atualizado, pesquisador e outros.
O professor em primeiro lugar tem um compromisso com a sociedade. A sua responsabilidade, acima de tudo, é ajudar o aluno a desenvolver o seu pensamento crítico para participar ativamente na sociedade, na vida familiar e na política.
Podemos dizer que o professor é o intermediário entre o aluno e a sociedade. Dentro de uma sala de aula, o professor deve balancear todos os métodos de ensino e adequá-los a realidade dos alunos.
O professor deve empenhar para instruir e educar seus alunos, para fazer com que eles possam desenvolver habilidades e capacidades físicas e intelectuais.
- Desenvolvimento
A aula observada e registrada foi ministrada em uma sala do Jardim I, composta de dez alunos que completarão quatro anos ate o final do ano.
A aula foi sobre poesias e teve como objetivo permitir que as crianças brinquem com as palavras e perceba as diferenças entre ritmos e sonoridades, cantar e recitar, falar e recitar.
A aula também tem como objetivo enriquecer o vocabulário das crianças, pois todos aprendem novas expressões no contexto em que elas devem ser usadas.
A atividade começou com a turma sentada em roda e a professora indagando – os sobre o que seria poesia. Ela recitou uma poesia chamada “Raridade” de José Paulo Paes.
Logo depois a professora escreveu a poesia em cartolina, onde todos puderam observar a estrutura, letras e palavras da poesia. Chamou a atenção de todos explicando o que era rima, todos ficaram encantados e logo começaram a brincar de rimar com o nome dos amigos, familiares e funcionários do colégio.
A animação foi maior quando a professora colocou um CD de áudio que continha músicas e poesias, todos escutaram atentamente e logo depois na roda de conversa a recitaram algumas poesias e musica que mais gostaram.
A poesia que foi escrita na cartolina ficou fixada na sala de aula, cada aluno recebeu uma folha para ilustra – la. A professora finalizou a aula desenvolvendo a dobradura de uma arara, pois a poesia contava a historia de uma.
A aula observada serviu de grande experiência, pois podemos notar o quanto é prazeroso para a criança, aprender com o lúdico.
Notamos também que a escola e a sua prática esta baseada em referenciais socioconstrutivista, no qual a escola acredita que a aquisição de conhecimento é entendida como uma construção a ser realizada pelo aluno, e não como uma transmissão externa, como é vista na escola tradicional.
A escola salienta também a necessidade de confrontar a experiência prévia do aluno com os conteúdos apresentados na escola.
Sabemos, assim, que a aprendizagem será significativa para o aluno à medida que os conteúdos trabalhados estiverem relacionados a seu cotidiano e o professor exercendo seu papel de mediador entra o aluno e os objetos de estudos.
Educar, na Educação Infantil da escola em que estagiamos, significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, a fim de que possam contribuir para o desenvolvimento da relação interpessoal, de ser e estar com os outros, em uma atitude de respeito, afeto e confiança, e para o acesso dos conhecimentos mais amplo da realidade social e cultural.
...