Um Parecer sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Por: Simone-Son • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
Um Parecer sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Disciplina: Políticas Públicas Educacionais – Resenha
O texto de Sabine A. A. Vergamini, expõe a realidade e os avanços em relação a educação inclusiva, que teve seu ponta pé inicial na Conferência mundial sobre necessidades educativas especiais: Acesso e Qualidade, realizada pela UNESCO, em Salamanca (Espanha), o que ao meu ver foi extremamente positivo e produtivo. Nesta conferência o Brasil, juntamente com outros países, assinaram a declaração de Salamanca, documento este voltado para os direitos das crianças com necessidades especiais.
Fala-se também no texto sobre a divergência entre Integração e Inclusão. No primeiro as pessoas portadoras de necessidades especiais devem se adaptar a sociedade. Já na Inclusão, a sociedade tem a tarefa de se modificar para acolher a todos, respeitando a particularidade de cada um.
Destaca-se no texto, na parte sobre a Declaração de Madrid, uma filosofia de empoderamento, ou seja, conceder o poder as pessoas com deficiência, no sentido delas poderem fazer suas próprias escolhas, tendo controle sobre suas próprias vidas, tornando-se independente e dando-lhes oportunidades para exercerem suas habilidades.
Quanto a educação escolar, entendo que todas as crianças devem ter a oportunidade de aprender, seja em escolas regulares ou em escolas especializadas para suas necessidades, respeitando as diversidades e igualdades, e se opondo a padronização.
Infelizmente nem todas as crianças matriculadas em escolas regulares permanecem nas mesmas, pois encontram barreiras, como por exemplo, no caso dos deficientes auditivos, a dificuldade de acompanhar as instruções em português, já que o método mais utilizado é o oralismo. Este exemplo foi bastante mencionado no texto.
De uma maneira geral, acredito que a formação qualificada dos professores e a adaptação das escolas, auxiliariam extremamente na inclusão das crianças com necessidades especiais.
...