Universidade Estácio de Sá Curso De Graduação Em Pedagogia
Por: Melina Carvalho • 28/3/2023 • Projeto de pesquisa • 5.148 Palavras (21 Páginas) • 61 Visualizações
- [pic 1]
- Universidade Estácio de Sá Curso De Graduação Em Pedagogia
TEMA: A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome: Melina Da Silva Carvalho
Matrícula: 202001535871
Professor Orientador: Viviane Da Costa Lopes
NITERÓI
2023
RESUMO:
A música, sem dúvidas, é um poderoso instrumento capaz de auxiliar, e potencializar, o desenvolvimento infantil. De acordo com os educadores que utilizam essa abordagem de ensino, a música é capaz de melhorar significativamente a memória, criatividade, consciência corporal, concentração e a motricidade.
A Modalidade de Ensino da Educação Infantil tem a característica precípua a ludicidade de modo que se estimule o desenvolvimento psicomotor dos alunos, além de estimular a criatividade e imaginação. Esses estímulos ocorrem por vários meios e recursos apropriados à pedagogia, mas neste trabalho, a proposta é pensar á música enquanto recurso pedagógico na infância. Neste sentido, problematizar o ensino e a inserção e papel da música no espaço escolar faz noção da importância da musicalização pedagógica na primeira infância. Com efeito, esse trabalho se justifica devido a produção de conhecimentos que podem ampliar as possibilidades de ações e reflexões na Educação Infantil. A música tem um papel muito importante na vida e principalmente na educação das crianças. A musicalização traz para a criança um processo de conhecimento, que desenvolve a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, respeito ao próximo, socialização e afetividade.
A música na educação infantil se mostra como um jeito mais dinâmico de envolver as crianças ao aprendizado. O que favorece a autoestima, gosto e senso musical. Ou seja, uma boa música desenvolve diversas habilidades e benefícios para a vida da criança.
- A musicalização também estimula a percepção sonora e espacial, como distâncias e movimentos. Outro benefício muito importante é a socialização, já que é preciso interagir com outras crianças e aprender a cooperar e dividir tarefas.
- Ao propor atividades de música na Educação Infantil, a escola está contribuindo com diferentes facetas do desenvolvimento infantil:
- Desenvolvimento cognitivo ou linguístico: a música ajuda a desenvolver os sentidos, a criança tenta acompanhar o ritmo e trabalha sua coordenação motora. Repetir e imitar sons também faz com que ela estabeleça relações com o ambiente.
- Desenvolvimento psicomotor: o ritmo também ajuda no equilíbrio do sistema nervoso. A música pode aliviar tensões e desenvolver senso rítmico ao dançar, bater palmas e bater os pés.
- Desenvolvimento sócio- afetivo: a musicalização também ajuda a liberar as emoções, dando uma sensação de segurança. Nos trabalhos coletivas, melhora a cooperação e o conceito de grupo
PALAVRA-CHAVE: Educação Infantil; Educação Musical; Desenvolvimento; Criança
INTRODUÇÃO:
A modalidade de Ensino da Educação Infantil tem a característica precípua a ludicidade de modo que estimule o desenvolvimento psicomotor dos alunos, além de estimular a criatividade e imaginação. Esses estímulos ocorrem por vários meios e recursos apropriados à pedagogia, mas neste trabalho, a proposta é pensar a música enquanto recurso pedagógico na infância. Neste sentido, problematizar o ensino e a inserção e papel da música no espaço escolar faz jus a noção da importância da musicalização pedagógica na primeira infância.
A musicalidade se mostra uma grande contribuinte no desenvolvimento infantil, a vista que a aprendizagem humana, tem sua fundamentabilidade a habilidade de expressar, e, nesta seara, a música funciona como modo de articulação entre imaginação, representação e expressão corporal e emocional. A melodia correlatamente a harmonia compõe a produtividade musical.
Com efeito, esse trabalho se justifica devido a produção de conhecimentos que podem ampliar as possibilidades devido a produção de conhecimentos que podem ampliar as possibilidades de ações e reflexões na Educação Infantil, e consequentemente no desenvolvimento potencial das crianças. A partir da compreensão de que a música é um recurso importante na aprendizagem, é possível entrever que sua ação é correlata o desenvolvimento das múltiplas linguagens, além de estimular a autoexpressão de modo espontâneo a partir da autonomia construída e consolidada, além de desenvolver a memória afetiva além de potencializar outras memórias importantes no processo de aprendizagens.
O trabalho tem como objetivo geral a avaliação no modo com a música é empregada na Educação Infantil e se atende às necessidades pedagógicas orientadas para o desenvolvimento das crianças. Sendo desdobrados os objetivos específicos na intenção de identificar como a música, enquanto recurso pedagógico, é utilizada no ensino da Educação Infantil, analisar como a musicalização da educação pode aprimorar os desenvolvimentos e potencialidades dos alunos, refletir sobre a formação dos professores e conceções institucionais sobre o tema.
O artigo será composto por dois capítulos, onde em primeiro momento serão explorados as questões históricas entre a música e a escolarização. Em seguida, serão desdobradas as questões pedagógicas, tendo em vista o potencial da musicalidade da educação infantil, discutindo os avanços e entraves que consistem no tema dentro do ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA
Segundo Teca Brito (2003, p.17):A música é uma linguagem universal. Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais, os seres humanos traduzem sua presença, integrando-se ao todo orgânico e vivo deste planeta.
De fato, a música é um elemento sempre presente na cultura humana. Sendo imprescindível na formação da criança para que ela, ao se tornar adulta, atinja a capacidade de pensar por conta própria e exerça sua criatividade de maneira crítica e livre, a música e também a dança são fundamentais na formação do corpo, da alma e do caráter das crianças e dos adolescentes.
A música ganha ainda mais importância por arrebatar não só as crianças, mas também os adolescentes e os adultos. Nesse sentido, este trabalho se justifica na medida em que procura demonstrar a importância da música para a formação da criança. Isso vale tanto para as atividades escolares quanto para todas as outras atividades desenvolvidas para e com a criança. Além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo infante, a música faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e exerça sua liberdade, tornando-o, no futuro, um ser autônomo e capaz de exercer com responsabilidade seu papel de ser autônomo e cidadão.
...