Utilização da Zooterapia nas dificuldades de aprendizagem
Por: lunahartz98 • 21/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 1.533 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade Anhanguera-UNIDERP. Centro de Educação a Distância – Pólo de Porto Alegre, Cavalhada.
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.
CURSO: PEDAGOGIA
2ª SÉRIE
Tutora: IONE MARIA FRANCO TEIXEIRA
Porto Alegre, 18 de setembro de 2014.
Sumário
1- INTODUÇÃO3
2 - PASSO14
3 - PASSO 25
4 - PASSO 36
5 - PASSO 47
6 - PASSO 48
7 - PASSO 59
8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS...10
9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11
INTRODUÇÃO
No decorrer do trabalho veremos como analisar e identificar os diversos graus de dificuldades dos alunos possibilitando assim a escolha do tratamento que mais se adéqua de acordo com as estratégias da utilização de zooterapia. A partir do projeto da terapia assistida por animais, vamos ver como será a contribuição e o desenvolvimento do aluno e sua evolução, cada um com seu objetivo em específico, para o crescimento de cada aluno, principalmente daqueles com hiperatividade, dislexia, agressividade e com problemas de disciplina dificultando o aprendizado, e com o projeto da terapia assistida por animais vamos notar que os alunos estarão aprendendo a ter autonomia, e adquirindo maior grau de responsabilidade, menos agressividade, um bom aproveitamento e aprendizagem.
PASSO 1
Nome da escola: Escola Humanista Summer |
Ano: 2 ª ano |
Números de alunos: 34 Meninas: 18 Meninos: 16 |
Descrição dos alunos: Nesta turma temos alunos de diferentes personalidades e características físicas e intelectuais, e mesmo tendo uma turma heterogênea, conseguimos distinguir um aluno do outro. Apesar de terem entre sete e oito anos, temos na turma, a patricinha, o roqueiro, o sonolento e o estudioso, e cada um tem o seu modelo próprio de ação e recepção do aprendizado. A sala de aula contém alunos com diversos graus de dificuldades escolares; tem um aluno na turma com grau leve de autismo, outros com hiperatividade, dislexia e timidez, o que dificulta o aprendizado, porém 65% deles têm bom aproveitamento e aprendizagem. |
PASSO 2
Têm dois alunos na turma que necessita intervenção pedagógica a partir do projeto da terapia assistida por animais, o primeiro chama-se Bruno de oito anos e tem serios problemas de disciplina, manifestada por meio da agressividade física ou verbal e desorganização, trazendo a sala de aula, bagunça tumulto, falta de limite, mau comportamento e desrespeito às figuras de autoridade, entre outras atitudes de afronta e provocação.
Não bastando apenas o problema disciplinar de Bruno, ele também não leva o ensino a sério, apesar de ser um aluno inteligente.
O outro é uma aluna chamada Sara, tem oito anos e não consegue se adequar ao regime da escola que é Neo-humanista, esta sempre atrasada, sempre colocando apelidos nos colegas, e pelas suas atitudes aparenta ser preconceituosa, se afastando de outros alunos que não é da sua etnia.
PASSO 3
Têm um aluno na turma que necessita intervenção pedagógica a partir do projeto da terapia assistida por animais, seu nome é Pedro tem sete anos e sofre de hiperatividade e dislexia, e por isso Pedro não presta atenção na aula, fala em excesso, não consegue ficar muito tempo sentado e esta sempre em movimento; Na maioria das vezes Pedro é desinteressado, não consegue esperar a sua vez, interrompe a conversa alheia e muitas vezes respondem com agressividade quando contrariado, Pedro acaba não acompanhando os outros alunos e sua principal dificuldade é a concentração, refletindo na sua aprendizagem.
PASSO 4
1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.
O animal escolhido para a zooterapia foi o cavalo
2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.
Será utilizado um sítio com aras de um colaborador da escola, já conhecido pelas famílias e que fica próximo da escola, dispensando o uso de transporte. Será feito uma visita com a turma toda para conhecer os cavalos e se familiarizarem com o local, em sequência será feita uma escala para a visita individual, todos irão participar, porém o Pedro, o Bruno e a Sara terão uma atenção redobrada.
3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.
A proposta pedagógica da equoterapia começa com o conhecimento do ambiente, do profissional e do animal que o acompanhará nesse processo. Ao praticar o aluno acompanha os movimentos do cavalo, mantendo a postura e coordenação para se movimentar. A prática desenvolve o equilíbrio, além de auxiliar o desenvolvimento da coordenação psicomotora, desenvolve também o pensamento, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, melhorando assim o convívio social, o raciocínio, facilita a aprendizagem da escrita, da leitura, a criança passa a ter mais sentido da realidade, conhecendo e respeitando limites, aumenta sua autoestima, ele passa a sentir-se mais útil e necessário, se solidariza, diminuindo assim os distúrbios comportamentais e com o passar do tempo vai se sentido cada vez mais seguro e adquirindo aos poucos a sua autonomia.
...