VÍDEO ; ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Por: Silvia Cristina • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Disciplina: PSICOPEDAGOGIA
Avaliação a distância 2 – AP2 (2017.2)
Aluno (a): SÍLVIA CRISTINA BARBOSA DA SILVA DE SOUZA
A partir dos textos lidos e dos vídeos assistidos, por gentileza, selecione um dos vídeos ou um dos textos e em no máximo 15 linhas escreva sobre a temática que você escolheu.
VÍDEO ; ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento, caracterizada pelo nível de comportamento de um aluno, muito baixo em relação do seu nível de idade cronológica de outros alunos. O deficiente intelectual apresenta dificuldade de adaptação em qualquer ambiente, demora muito mais para aprender e apresenta dificuldade de compreensão do que exposto em sala de aula. Devido este contexto, é necessário saber, de cada aluno, pois cada um é único, quais são as habilidades, quais são as dificuldades, qual o grau de comprometimento desses alunos, para que assim possa direcionar o trabalho de forma adequada, a partir de processo de elaboração conceitual. Este trabalho é dirigido à todos os alunos, não só aqueles com deficiência intelectual, com o objetivo de ampliar conceitos.
Para que este trabalho tenha êxito, é necessário que os professores tenham uma formação continuada, de forma atualizada, para que ele possa adaptar sua prática de forma adequada a didática necessária com esses alunos com deficiência intelectual, de forma, que venha possibilitar a evolução constante e consciente da aprendizagem.
No atendimento ao aluno com deficiência intelectual é fundamental um plano de trabalho. Assim, parte-se, de uma entrevista com os pais, com o objetivo de colher informações do período gestacional, do parto e o desenvolvimento da vida escolar do aluno. Após esse entrevista, faz-se saber se há algum tipo de avaliação já feita no aluno, como: avaliação psicológica, fonoaudiológica, psicopedagógica, fazendo assim uma avaliação acadêmica do aluno. Só após essas avaliações elegem-se as prioridades de trabalho, traçam os objetivos e selecionam as atividades de acordo, com a capacidade funcional dos alunos as formas de avaliação e de registro , são escolhidos.
...