TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA ESCOLAR: Combatendo a violência através da educação.

Por:   •  3/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CAMPUS SANTA INÊS

CURSO DE PEDAGOGIA

LAIS BOAIS DA SILVA LIMEIRA

VIOLÊNCIA ESCOLAR: Combatendo a violência através da educação.

SANTA INES

2016

[pic 3]

LAIS BOAIS DA SILVA LIMEIRA

VIOLÊNCIA ESCOLAR: Combatendo a violência através da educação.

Este Projeto Metodológico é para a obtenção da 3° nota, da disciplina Prática na Dimensão Educacional do professor Jeidiano Santos.

SANTA INÊS

2016


[pic 4]

Sumário

1 TEMA        4

1.1 DELIMITAÇÕES DO PROBLEMA        4

1.2 JUSTIFICATIVA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral        5

2.2 Objetivos Específicos        5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        6

4 METODOLOGIA        9

4.1 Sujeitos e Escola Campo        9

4.2 Atividades aplicadas        9

5 CRONOGRAMA        11

REFERÊNCIAS        12


1 TEMA

Violência escolar: Combatendo a violência através da educação.

1.1 DELIMITAÇÕES DO PROBLEMA

A violência se tornou uma problemática bastante presente em nossa sociedade; os meios de comunicação apresentam a todo  momento, a crise na segurança pública que vem se tornando um grande desafio para a população e o estado brasileiro, frente às diversas manifestações de violência que acontecem contra a vida humana, o patrimônio público e a estabilidade social. A violência presente na sociedade, na família e no bairro também se manifesta e abala fortemente as escolas. Mas, é na escola, sobretudo, por meio dos alunos e professores, que a violência vem sendo materializados, na difícil relação entre alunos/alunos, alunos/ professores, alunos/demais funcionários.

 Grande parte das violências que ocorrem no interior da escola é reflexo das violências que acontecem no meio social, por exemplo, bairros violentos, desprovidos de políticas sociais. A escola, portanto, inserida neste contexto, não estar imune a atos de vandalismo, ameaças, depredações, invasões, roubos, agressões físicas e verbais, incivilidades, hostilidades, indisciplina, entre tantos outros adjetivos que caracterizam a violência. Tendo em vista a preocupação de refletir sobre os problemas de violências escolar que estão cada vez maiores, perguntamo-nos até onde as diferentes formas de expressão da ética e da violência cotidiana, assimiladas/produzidas, podem ser trabalhadas como conteúdo curricular do Tema Transversal, para que sejam amenizadas as manifestações de violência escolar, até chegar na sua extinção?

 

1.2 JUSTIFICATIVA

        A violência no cenário escolar é algo antigo, mas com o passar do tempo, ela foi ganhando traços mais graves e se tornando um problema social extremamente preocupante. Atualmente, estamos relacionando cada vez mais esse fenômeno às agressões constantes entre os alunos e até mesmo com professores. No contexto social do século XXI, vivesse um cotidiano violento, que se tornou de uma forma natural, para alguns, “acabar com a violência através da violência” é expressão da ação humanizadora, e isso está em no pensamento a tal ponto que o individualismo tornou-se apenas uma expressão da natural forma de ser, pensar e agir de grande parte dos homens contemporâneos.

Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico da Instituição. A escola é o primeiro ambiente social que a criança experimenta, antes disso, ou seja, na socialização primária se restringe a família, igrejas, vizinhos, enfim, um circuito bastante restrito. É na escola, aonde ele vai, realmente, experimentar um ambiente social – lá ele vai aprender a conviver com as diferenças e constituir um ser para si. Esse ser é para a sociedade.

Por isso, a urgência que se tornou essencial hoje, e que muitos não percebem, é tratar a violência na escola como um trabalho de lucidez quanto ao que estamos fazendo com nosso presente, mas, sobretudo, com o que nele se planta e define o rumo futuro. Para isso, é preciso renovar nossa capacidade de diálogo e propor um novo projeto de sociedade no qual o bem de todos esteja realmente em vista. 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Amenizar as manifestações diárias de violência na escola, por meio de valores.

2.2 Objetivos Específicos

  • Proporcionar um espaço para reflexão sobre o tema dentro da escola.
  • Exercitar a tolerância, solidariedade e cooperação através da apresentação de relatos.
  • Aplicar estratégias pedagógicas para o trabalho com valores e guia-los para a ação de respeito multo entre os discentes e respeito para com os professores.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A atual violência que se encontra no ambiente escolar abrange múltiplas dimensões, várias diversidades, nas ações praticadas dos atos de violência. Suas Vítimas e agressores nos direcionam a uma busca para encontrar soluções que possam auxiliar a escola desempenhar da melhor forma seu trabalho, respeitando os direitos humanos, proporcionando a todos os envolvidos no ambiente escolar a tolerância e o respeito a mais diversas formas de preconceitos em nossa sociedade, seja externo ou interno do convívio escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com