ÉTICA MUITO ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
Por: simonedoamaral • 8/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 208 Visualizações
ÉTICA MUITO ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
Acadêmica Simone do Amaral e Silva Rodrigues - 142235¹
Tutor Externo Ana Paula Ribeiro ²
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação da ética dentro da profissão docente e como isso reflete não só na educação, mas também em todo contexto social. Estudos sobre a ética de vários pensadores, educadores e filósofos, como Mário Cortella e Paulo Freire mostram de maneira clara uma educação mais humanista que respeita a liberdade de pensamento e as individualidades de cada aluno. Serão identificadas essas concepções contemporâneas a cerca da ética e da crítica. Conceituada a ética e seus atributos inerentes e essenciais que auxiliam significativamente para o desenvolvimento integral do ser humano. Esta pesquisa de cunho qualitativo com base em estudos bibliográficos fundamenta-se em análise e argumentações do poder da ética em diferentes abordagens dentro do currículo
Palavras-chave: Desenvolvimento. Educação. Ética.
1. INTRODUÇÃO
O ser humano é um ser sociável e desde sempre tem a necessidade de conviver com o outro, mas para que essas relações se estabeleçam é primordial existirem regras de convívio, que é denominada ética. Com o tempo as sociedades foram se estabelecendo e essas regras foram sendo criadas, recriadas e se modificando conforme as necessidades e exigências do momento histórico.
Quando falamos em sociedade brasileira logo é considerado sua pluralidade e a diversidade de comportamentos sociais e isso instiga a observação de que existem dentro das mesmas áreas multiplicidade de valores morais e sociais, e muitas possibilidades de escolhas, isso não é diferente no ensino formal que também existem diversos sistemas de abordagens educativas, que possibilitam a inclusão para as mais divergentes sociedades, e nesse contexto há de se reconhecer a forte influência da escola e seu papel como agente integrador, trazendo contribuições significativas para a construção da cidadania. Em conformidade com Imbert (2001), e educação conduz não só o desenvolvimento acadêmico da criança, mas também a perpetuidade do mundo.
Uma realidade social mais equilibrada é construída numa convergência de aprendizagem constante e a preparação dessa sociedade para conviver fundamentada nos valores humanos e para isso a educação entra como base, com direito ao conhecimento para todos, sem distinção, e não limitada somente a conteúdos acadêmicos mas também com a competência de incutir valores sociais e morais dentro desta nova geração. Quanto mais a educação for libertadora, como propõe Paulo Freire (2001), maior as condições dos indivíduos de reflexão crítica e liberdade de pensamento, visando ao desenvolvimento de uma sociedade livre e democrática.
A educação tem a responsabilidade de cuidar e proteger a criança para que o meio não a destrua, porém o meio igualmente deve ser protegido com o propósito de impedir que ele seja arrasado e devastado por essa e pelas futuras gerações. Com essa preocupação a evolução da ciência e os conceitos de ética são direcionados para a capacitação docente que carrega a incumbência dos novos desafios da educação contemporânea.
Este trabalho, fundamentado nas indicações sobre ensino acadêmico e ética, tem o objetivo de levantar o papel da escola no processo de formação integral do ser, considerado produtor e cidadão ativo participante de uma sociedade tecnológica sobrecarregada por discórdias de natureza ética. A análise aponta para a necessidade de, com maior intensidade, conjugar a ética ao processo de estruturação da ciência e aos processos de atuação docente, sendo este um caminho para sua maior presença no cotidiano da escola.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[a]
Muitos estudiosos voltados à educação inovadora e humanizada sempre respeitaram a ética dentro do ensino, pois ela está intrínseca na aprendizagem, não se aprende somente conteúdos, este processo vem agregado de como se aprende, com quem se aprende e o que se aprende. Para ensinar é necessário valores éticos e provocativos que desperta no educando as habilidades de analisar, ponderar e criticar, e essas aprendizagens serão levadas para a vida.
“Educar é tarefa permanente. E, evidentemente, não se dá apenas em sala de aula. Escolarização é uma parte da Educação. Formar pessoas é uma atividade que demanda fazer bem aquilo que se faz e fazer o bem com aquilo que se faz. Não se trata de jogo de palavras, mas de firmeza de propósito. (CORTELLA, 2015, p. 25).”
Quando o termo ética na educação é citado logo é reportado ao pedagogo Paulo Freire, que em todas as suas obras é abordado esse tema, seja de maneira direta ou intrínseca, sempre lutou por uma educação contra a dominação, que favoreça suporte para o confronto de ideias, valores que influenciam de maneira decisiva as discussões sobre o ensino.
“O que, sobretudo, me move a ser ético é saber que, sendo a educação, por sua própria natureza, diretiva e política, eu devo, sem jamais negar meu sonho ou minha utopia aos educandos, respeitá-los. Defender com seriedade, rigorosamente, mas também apaixonadamente, uma tese, uma posição, uma preferência, estimulando e respeitando, ao mesmo tempo, ao discurso contrário, é a melhor forma de ensinar, de um lado, o direito de termos o dever de "brigar" por nossas ideias, por nossos sonhos e não apenas de aprender a sintaxe do verbo haver, do outro, o respeito mútuo. (FREIRE, 2002, p. 78).”
Analisando-se a questão a partir da citação acima, fica evidente a importância dos ideais de Paulo Freire, que desafia a educação tradicional, onde o educando é um agente passivo que só recebe informações, para uma educação inovadora e libertadora, que instiga os alunos a pensarem e se posicionarem e lutarem por suas aspirações, sem que com isso seja necessário o desrespeito com quem tenha pensamentos divergentes, o papel do professor neste processo é de igualdade e respeito.
Esses atributos segundo Freire (2004), são extremamente abrangentes, a ética acontece naturalmente na formação, mais diretamente dentro do contexto escolar, quando a sociedade, a escola, professor e aluno lutam por uma educação transformadora, dialógica e conscientizadora.
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