1. ASSÉDIO MORAL
Exames: 1. ASSÉDIO MORAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianeaquino • 9/11/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 939 Visualizações
O assédio moral também pode ser conhecido como violência moral no trabalho e ele é tão antigo quanto o próprio trabalho. Ele se caracteriza pela exposição repetitiva e prolongada dos trabalhadores a situações constrangedoras ou humilhantes durante o exercício de suas funções, que acabam forçando os empregados a muitas vezes abandonarem o emprego.
Peli e Teixeira (2006, p.27) dizem que:
O assédio moral se caracteriza pela atitude insistente e pela ação
reiterada, por período prolongado, com ataques repetidos, que
submetem a vítima a situações de humilhações discriminatórias e
constrangedoras com o objetivo de desestabilizá-la emocional
e psiquicamente (...).
Peli e Teixeira identificam o assédio moral como uma atividade repetitiva para desestabilizar o assediado moralmente, através de humilhações, constrangimentos e atos severos frente a seus colegas de profissão.
O assédio moral costuma ser hierárquico e verticalizado, começando do alto da pirâmide, caracterizando-se pelas atitudes negativas dos chefes frente a seus subordinados, acarretando prejuízos na produtividade da organização.
Os funcionários assediados ficam desmotivados e muitas vezes o assédio moral sofrido acarreta danos emocionais quase irreversíveis.
O assédio moral possui diversas termologias, como por exemplo:
● Mobbing nos países nórdicos, na Suíça, na Alemanha e na Itália;
● Harassment ou mobbing nos Estados Unidos da América;
● Bullying, na Inglaterra;
● Harcèlement moral, na França
...