A ABORDAGENS NEOPSICANALÍTICA: AS 7 ESCOLAS DA PSICANÁLISE
Por: adifwvja • 23/10/2022 • Ensaio • 3.652 Palavras (15 Páginas) • 166 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
CURSO DE PSICOLOGIA
ABORDAGENS NEOPSICANALÍTICA: AS 7 ESCOLAS DA PSICANÁLISE
FELIPE DE BRAGA
ELIZA SANTOS
YAN POSSELT
PROFESSOR ALEXANDRE CIDRAL
Psicologia da Personalidade
Joinville – SC
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. QUESTÃO 01 4
2. QUESTÃO 02 6
3. QUESTÃO 03 7
4. QUESTÃO 04 8
5. QUESTÃO 05 10
6. QUESTÃO 06 12
7. QUESTÃO 07 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
Ao final do Séc. XIX e no começo do Séc. XX, Sigmund Freud pode testemunhar o ganho de popularidade da teoria que elaborou, a Psicanálise. Causando choque na sociedade da época, acabou por atrair olhares também de outros estudiosos que se identificaram com sua teoria e contribuíram para tal, dando continuidade a ela mesmo depois que Freud não pudesse mais contribuir para tal.
O presente trabalho, elaborado pelos estudantes do segundo ano de psicologia da Universidade da Região de Joinville(UNIVILLE) para a matéria de Psicologia da Personalidade, lecionada pelo professor Alexandre Cidral, pretende se debruçar sobre os teóricos que deram continuidade aos estudos psicanalíticos e como eles por sua vez interpretam a personalidade, cada dentro do seu campo de compreensão.
QUESTÃO 01
O que são mecanismos de defesa de acordo com os postulados de Anna Freud? Explique os mecanismos de defesa abaixo:
Os mecanismos de defesa são estratégias que são colocadas em ação pelo nosso subconsciente para evitar os conflitos da nossa vida diária e fugir do esforço que um enfrentamento destes necessitaria.
Explique os mecanismos de defesa abaixo:
- Repressão
A repressão é o processo pelo qual um impulso ou ideia inaceitável vai para o inconsciente. O indivíduo nega essas ideias, pensamentos e memórias para mantê-los apenas no seu inconsciente.
- Introjeção
A introjeção é o processo no qual a pessoa coloca dentro de si traços, características ou sentimentos que são atribuídos a outro. Nesse mecanismo de defesa, as ameaças do exterior são internalizadas com o objetivo de tentar controlar seu efeito na nossa estabilidade mental.
- Projeção
Nesse mecanismo de defesa, características, sentimentos e traços físicos e da personalidade considerados ruins ou insatisfatórios por nós mesmos são projetados em outros. Com isso, o problema que acreditamos ter são transferidos para outras pessoas fazendo com que não precisemos mudá-lo nós mesmos.
- Negação
Consiste em negar a realidade exterior e a substituir por outra realidade fictícia. Tem a capacidade de negar partes da realidade desagradável e indesejável, pela fantasia de satisfação dos desejos ou pelo comportamento.
- Racionalização
A racionalização é o processo pelo qual uma pessoa tende a justificar ou racionalizar uma situação de maneira que seja vista como aceitável de um ponto de vista moral.
- Formação reativa
A formação reativa se define como o processo pelo qual um impulso ou desejo inaceitável é controlado por uma exageração de tendência oposta.
- Isolamento
O isolamento é o processo no qual a pessoa isola um pensamento ou sentimento de um evento, rompendo assim suas conexões com o resto das suas vivências e evitando, por tanto, que o ato faça parte da sua experiência significativa.
- Regressão
Um retorno a formas anteriores do funcionamento psíquico, a regressão pode ser compreendida dentro do marco de uma psicologia evolutiva com um passo atrás ao desenvolvimento.
- Identificação
É o mecanismo baseado na assimilação de características de outros, que se transformam em modelos para o indivíduo. Esse mecanismo é a base da constituição da personalidade humana.
- Dissociação
Mecanismo pelo qual um grupo de sentimentos/pensamento é separado de outro grupo de pensamentos/sentimentos. Ocorre quando um grupo é tido com bom e outro como ruim. É uma forma de defesa que evita a angústia de pensar mal de quem se pensa bem.
- Idealização
Consiste na atribuição de qualidades perfeitas ou quase perfeitas a outras pessoas, como uma forma de evitar a ansiedade ou os sentimentos negativos como desprezo, inveja ou raiva.
- Sublimação
A sublimação é o processo pelo qual um instinto, de composição sexual ou agressiva, é derivado a um fim diferente. Quando um indivíduo sublima um instinto, substitui sua motivação e a dirige a uma atividade mais aceita socialmente.
QUESTÃO 02
Os teóricos das relações objetais se dedicaram sobretudo a análise do desenvolvimento psíquico na fase oral. Explique os conceitos base abaixo:
- Fantasias inconscientes
Se a quantidade de libido investida numa fantasia aumenta e o indivíduo é incapaz de realizá-la, a fantasia será provavelmente lançada ao inconsciente e recalcada, provocando sintomas neuróticos.
- Objetos parciais
É um objeto intermediário ou fracionário visado pelas pulsões que faz parte de um conjunto de objetos que leva à satisfação de uma pulsão. Uma pessoa pode ser tomada como um objeto parcial de interesse, de amor ou de ódio.
...