A ANÁLISE CRÍTICA SUS
Por: Lilian Guareze • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 168 Visualizações
ANÁLISE CRÍTICA SUS
Aluna: Lilian Gabriely Guareze
Professora: Russélia Godoy
Data: 08 de abril de 2020
1 DESENVOLVIMENTO
A Lei do SUS 8080, de 19 de Setembro de 1990, merece uma abordagem crítica e realista. A lei em questão trata a saúde como sendo direito de todos, sendo executada em todo o território nacional e tem como base a prevenção, proteção e recuperação da saúde.
A lei trata a saúde como conjunto de ações e medidas como dever municipal, estadual e federal, considera que todos devem ter acesso à saúde e assistência de forma igual e universal, sem distinção, prevê como direito a informação e diagnóstico de forma que se faça entendido, assim como integralidade no atendimento (tratamento em conjunto, multiprofissional).
A Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) podem ser definidas como porta de entrada ao acesso à saúde, atuam diretamente nos bairros onde as pessoas vivem. A diferenciação ocorre devido a presença de agentes comunitários e assistentes sociais na USF, ambas as unidades resolvem grande parte dos problemas de saúde da população do zoneamento que está sob sua responsabilidade.
Resido no bairro Fraron, Pato Branco – PR, destaco alguns pontos positivos na minha região, tendo como base minha experiência, em que a lei foi executada com sucesso: sempre tive acesso gratuito à vacinas (prevenção), acesso à consultas e exames realizados com rapidez (atendimento e intervenção) e profissionais capacitados. Também, recebo ao menos uma visita por mês das agentes de saúde em minha casa, onde sou informada sobre as vacinas disponíveis, necessidade de agendamento de exames preventivos da mulher, informações gerais e sou indagada a respeito da saúde da minha família. Além disso, meu bisavô utiliza do regime de internação domiciliar, já que devido idade avançada desenvolveu um problema pulmonar e precisa de respirador constantemente.
O SUS prevê como direito que essas e outras doenças precisam ser atendidas e ficar em casa pode fazer parte do processo, chama-se internação e atendimento domiciliar, aqueles que moram com meu bisavô receberam instruções a respeito do manuseio dos equipamentos respiratórios e administração dos remédios, constantemente recebem visitas em casa, contando com a participação multiprofissional de enfermeiros, médicos e nutricionista.
Ainda, compreendo que está sendo cumprido o acesso à informação, estamos passando por um momento de epidemia com o coronavírus, o SUS tem espalhado informações de todas as formas para a população, a lei explica que nessas condições é dever proporcionar conhecimento, com a finalidade de recomendar e adotar medidas para a detectação e prevenção individual e coletiva.
Pato de Branco, como muitas cidade fechou acesso e entrada na cidade como forma preventiva ao coronavírus. Os assistentes de saúde, acompanhado pela policia, montaram tendas em rotas que estão disponíveis para a circulação de automóveis e pessoas da cidade no Trevo da Taísa, ao passar por eles, o indivíduo recebe um panfleto informativo sobre o coronavírus, que trás explicações sobre o que é o isolamento social e destacando que é importante essa ação mesmo que não apresente sintomas, além disso, explica os sintomas, recomenda manter ambientes abertos e lavar as mãos, assim como procurar um médico somente se estiver com sintomas de febre alta e dificuldade para respirar.
Além disso, o SUS também tem se mostrado eficiente nessa questão de informar, disponibilizando gráficos online para acompanhar a epidemia, onde contém, por cidade, dados confirmados, suspeitos e casos descartados.
Outro ponto abordado pela lei em questão é a vigilância sanitária, cujo objetivo é relacionado com a proteção, a fim de garantir a promoção da saúde à população, contando com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo em todo tipo de problema sanitário que possa afetar a relação entre meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços.
...