A ANÁLISE DE FILME – 12 HOMENS E UMA SENTENÇA
Por: Leocosta1989 • 2/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 498 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS DA AMÉRICA DO SUL
CURSO DE PSICOLOGIA
ANÁLISE DE FILME – 12 HOMENS E UMA SENTENÇA
CINTIA MONTEIRO DE CARVALHO
LEONARDO DE OLIVEIRA COSTA
MAÍRA DOS SANTOS FERREIRA
NATHÁLIA SILVA BARRETO
NAURI EDUARDA SILVA
Caldas Novas,
2021
CINTIA MONTEIRO DE CARVALHO
LEONARDO DE OLIVEIRA COSTA
MAÍRA DOS SANTOS FERREIRA
NATHÁLIA SILVA BARRETO
NAURI EDUARDA SILVA
ANÁLISE DE FILME – 12 HOMENS E UMA SENTENÇA
Análise de filme apresentado como forma de avaliação parcial à unidade curricular Psicologia Social I do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas da América do Sul.
Prof. Ilka Mendes Fernandes
Caldas Novas,
2021
1. APRESENTAÇÃO
12 HOMENS E UMA SENTENÇA
LANÇAMENTO:10 de outubro de 1958
GÊNERO: Drama/Drama jurídico
DURAÇÃO:1 hora e 36 minutos
DIRETOR: Sidney Lumet
PRODUÇÃO: Henry Fonda; Reginald Rose
A história é composta por doze júris homens discutindo a respeito sobre a sentença de um jovem que recebeu uma acusação de matar o próprio pai. Era uma sentença onde todos os júris deveriam concordar em inocentar o jovem ou condenar como culpado, caso acontecesse seria sentenciado para a pena de morte.
2. ANÁLISE
O Filme é um clássico dos anos 50, que conta a história de um jovem que foi acusado de matar o pai a facada. O juiz diz para os integrantes que eles irão decidir se o garoto terá ou não sentença de morte. O enredo se passa em sala, onde os doze homens e uma sentença estão em mesa discutindo sobre o julgamento do garoto, onde a discursão sobre a aplicação da lei.
Esses jurados formam um grupo para decidir sentenças finais. Neste filme um único indivíduo conseguiu criar um grupo através das suas ideias influenciou os demais jurados a mudarem seu voto, salvando o garoto da pena de morte. O jurado Henry Fonda se torna um líder do grupo, consegue mudar a opinião de dos outros integrantes, através dos seus argumentos levando os outros homens a pensar sobre os fatos, incentivando os integrantes a tomar uma decisão própria. Houve a influência da minoria. A teoria diz que é através da autoconfiança, firmeza, levando a maioria a reconsiderar sua posição perante o julgamento.
A polarização e a divisão de uma sociedade em dois polos a respeito de um determinado tema é como chamamos a disputa entre dois grupos que se fecham em suas convicções e não estão dispostos ao diálogo. Praticamente todos do grupo tinham a mesma opinião e não estavam dispostos a diálogo.
O filme apresenta ainda a vadiagem social, pois um dos jurados passou para outro lado do grupo, sem se posicionar explicar o fato de mudar de lado, só porque queria jogar futebol, não estava se importando com o garoto.
As crenças e os julgamentos sociais ocorrem a todo momento pelo fato do garoto, ser pobre e morar em uma favela, os jurados praticamente já entraram no julgamento condenando o garoto. No filme traz um cenário voltado para a realidade social daquele menino, como ela é interpretada não levando em consideração a realidade como ela era realmente. Houve uma transferência espontânea de traço, os jurados julgavam o garoto de acordo suas crenças e valores, não levando em consideração as provas frágeis que existiam.
...