A ANALISE PSICOMOTORA DO FILME “HELEN KELLER E O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN”
Por: Raysa Santos • 9/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 725 Visualizações
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CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Raysa Ferreira dos Santos
01236088
8NNA
ANALISE PSICOMOTORA DO FILME “HELEN KELLER E O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN”
Recife
2020
INTRODUÇÃO
Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), a psicomotricidade refere-se ao estudo do homem em sua totalidade, através dos movimentos corporais considerando seu mundo interno e externo. Além disso, a psicomotricidade está relacionada com o processo de maturação do sujeito, no qual o corpo é o local responsável pelo desenvolvimento cognitivo, afetivo e orgânico. Essa área de estudo vai estar pautada em três elementos: o movimento, o intelecto e a afetividade. Considerando estes elementos e o estudo da relação do homem com o seu corpo no mundo interno e externo, a psicomotricidade busca estudar o individuo levando em consideração aspectos cognitivos e socioculturais, além dos aspectos psicomotores.
Dito isso, é importante salientar que o principio da psicomotricidade é o diálogo entre o corpo e a mente, sendo a mente responsável pelos aspectos cognitivos e emocionais e ao corpo é atribuído a percepção sensorial e a ação motora do indivíduo que estão ligados diretamente aos comandos cerebrais. Ou seja, o corpo é o suporte do desenvolvimento da mente e esta é encarregada pela atuação funcional do corpo (LOURO, p 96, 2019).
A psicomotricidade acredita que o nosso cérebro está em constante evolução e que o desenvolvimento ocorre de forma gradativa em relação a motricidade, emoção e cognição, ou seja, vamos nos desenvolvendo aos poucos de acordo com a idade e estimulação. Ao decorrer dessa evolução, vamos dissociando o nosso eu do outro e nos tornando seres autônomos nos aspectos cognitivos, emocionais e motores (LOURO, p 98, 2019 apud FOSENCA, 2010). Contudo, Lúria define alguns elementos básicos responsáveis pelo desenvolvimento psicomotor global, sendo eles: imagem corporal; esquema corporal; tônus; motricidade ampla; motricidade fina; organização espaço-temporal; ritmo; equilíbrio e lateralidade. Portanto, o indivíduo só atinge o equilíbrio psicomotor global se houver um bom desenvolvimento desses elementos.
Por fim, este trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise psicomotora sobre a personagem Helen Keller no filme “Helen Keller e o milagre de Anne Sullivan” apresentando alguns conceitos da psicomotricidade e relacionando com o filme.
ANÁLISE DO FILME
O filme retrata a história de uma garota de 7 anos, Helen Keller, que nasceu surda e cega e apresentava dificuldades em se expressar. Seus pais, proprietários de terras, exibiam um tratamento inadequado ao se relacionar com Helen, sempre demonstrando um estado de pena e fazendo tudo o que ela lhe pedisse devido a sua condição. Porém com o tempo, os comportamentos da garota se tornam cada vez mais agressivos e os pais não encontram outra opção a não ser contratar uma pessoa para que possa cuidar de Helen e ensiná-la como se expressar.
Com isso, Anne Sullivan, que também sofre com problemas oculares, se dispõe a ensinar Helen a como conhecer o mundo e se expressar nele. Para tanto, seu desafio principal é ensinar a menina a linguagem de libras para que ela possa se comunicar, sabendo que a linguagem é a principal forma de expressão do ser humano. Contudo, Anne se ver em um dilema de como ensinar o significado das palavras para a garota, ou seja, como explicar para Helen que uma flor se chama “flor”?
Fazendo uma análise quanto aos aspectos psicomotores de Helen, é perceptível que a sua cegueira congênita a faz ter um pouco de dificuldade quanto a sua coordenação espaço-temporal (estar situado quanto ao tempo e ao espaço), como por exemplo, em algumas cenas é possível vê-la esbarrando nos móveis. Outra coisa importante a se ressaltar é em relação ao seu esquema corporal, na primeira cena é visto que Helen está pegando na boca de um garoto que trabalha na fazendo de seus pais, e este pegar na boca ela quer dizer que é por ali que o menino fala e quer falar também. Com isso, conseguimos perceber que ela tem o seu esquema corporal desenvolvido, porém não sabe nomeá-lo.
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