A APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS OU RESENHAS
Por: Aline Cascaes • 20/4/2021 • Resenha • 571 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1]
APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS OU RESENHAS
Nome do Aluno: Aline Cascaes de Oliveira RA:91180034
Período: 5ºA Curso: Psicologia
Atividade: Resenha
Nome do artigo: Fundamentos Psicanalíticos Davi E. Zimerman.
Data:24/03/2020
Resenha ou Relatório: O que mudou nas Regras técnicas “legadas por Freud”
Nos anos de 1912 a 1915 Freud elaborou trabalhos sobres técnicas psicanalíticas deixou seu legado as regras mínimas que devem reger a técnicas de qualquer processo psicanalíticos. Interessante considera que o próprio Freud disse que na verdade eram apenas “recomendações”, mais habitualmente são compreendido como regras em virtude do tom pedagógico e a parte superegoico em seu discurso classicamente são 4 regras a primeira regras fundamental ou regras da livre associação de ideias, segunda regras da abstinência, terceira regras e neutralidade e a quarta regras atenção flutuante.
Também se faz legitimo ter uma quinta regras, a qual seria a regra do amo á verdade.
A essência permanece sobre elas, porém elas vêm sofrendo muitas transformações, próprias do decorrer natural do tempo (sem contarmos a questão ruptura epistemológica). A base psicanalítica transita três fase bem marcante que são a primeira fase psicanalise pulsional : tida rigor dos psicanalista pioneiro e seguidores imediatos , cujo enfoque dos psicanalista seria exclusivamente na pessoa do analisando no embate entre as pulsões e desejos e defesa a segunda fase foi objetal enfoque do psicanalista no mundo das relações objetais internalizadas do paciente , conteúdo manifesto ou oculto no seu psiquismo e a terceira fase e a psicanalise vincular o que importa e o que acontece com o analista e analisando na interação de ambos.
A regra fundamental é a associação livre, fale o que vier a sua mente livremente o analisando vai explorando os pensamentos que vier a sua mente isso nada mais e que uma via régia para o inconsciente cabe o analista fazer a escuta sem julgamento e deixando bem claro isso para o analisando ate porque Freud olhava só para o inconsciente. A regra da Abstinência foi elaborada devido o amor de transferência, nesta época eram atendidos pacientes histéricas e o tratamento era curto, foi estabelecido esta regra para que o analista não tenha vínculos com os analisando , a atividade que deveria ser proposta era a de interpretar, devido a sua preocupação sobre o envolvimento do analista com os pacientes Freud utilizou a metáfora de um radiologista proteger-se com uma capa de chumbo contra a incidência dos efeitos maléficos dos raios . Regra da atenção flutuante o analista precisa estar atento a pois é a fala do paciente numa linha de discurso que vai aparecendo lacunas ,e lembranças , estabelecer uma conexão de inconsciente para inconsciente, o analista que tentar levar está atenção flutuante ao pé da letra vai se sentir em estado de desconforto, pois é impossível sustentar a condição em todas as sessões.
Regra da Neutralidade diz respeito à imparcialidade, ou seja, o analista deve aceitar seu paciente pelo que ele é, precisa estar disponível a outros pontos de vista, a necessidade de que o analista não se envolva afetivamente com o seu paciente. Conforme é mencionado no texto a neutralidade, suficientemente adequada, somente surge quando o analista resolveu a sua Contratransferência acerca de determinado conflito provindo do paciente, assim podendo integrá-la à sua função interpretativa.
Preservação do Setting o analista e o analisando precisam entender seu lugar e seguir as regras estabelecidas no contrato, ou seja, a definição dos papéis do terapeuta e do paciente.
...