A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL E ESCOLAR
Por: Nathália Maria Girão • 23/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 784 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS
PROJETO DE ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO
A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL E ESCOLAR
Aluna: Claudiana Carneiro Girão
Matrícula:1929344
Professor: Alexandre Iorio Ferreira
FORTALEZA-CE
2019.2
JUSTIFICATIVA
Atualmente, o psicólogo escolar é um profissional muito requisitado por educadores, equipe escolar e famílias, porém, é ainda compreendido, na maioria das vezes, como “aquele que pode tratar os alunos com problemas e devolvê-los à sala de aula bem ajustados”. Essa visão é clínica e não escolar.
A atuação do psicólogo educacional e escolar é a de aplicar conhecimentos psicológicos na escola, que dizem respeito ao processo ensino-aprendizagem, juntamente com as análises e intervenções psicopedagógicas, referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser. Analisando as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino, auxiliando na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais.
A partir das possibilidades acima descritas, alguns focos de intervenção com dados retirados de diferentes diagnósticos do teste das 4 palavras e 1 frase, de leitura e escrita das crianças das turmas dos 1º anos, manhã e tarde, do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Fortaleza, em que podemos observar um número significativo de crianças com dificuldades de aprendizagem, principalmente no processo de leitura e escrita.
Assim sendo, compreende-se a necessidade de um plano de intervenção psicopedagógica, com o apoio de cada professor regente de sala, alfabetizador, suplementar de carga horária ou mesmo o que dá reforço na própria escola no contra turno ou não.
Desse modo, idealizamos o presente plano de intervenção, pensando em momentos com atividades de níveis psicogenéticos de leitura e escrita que possa contemplar o respectivo nível. Atividade de letras, sílabas, alfabeto móvel, fichas, cartazes ou qualquer outro subsídio que ajude no avanço significativo de nível e no desenvolvimento cognitivo dessas crianças que por vezes ficam de lado/esquecidos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O psicólogo educacional ou escolar, pode vir a assessorar a escola na construção do projeto político pedagógico, de modo a contemplar determinadas questões gritantes como as crianças com dificuldades de aprendizagem de um modo mais específico e com um plano de intervenção bimestral ou trimestral.
Desse modo, estaria apoiando à escola em seu trabalho de resgate da autoestima das crianças, resgatando também, a autonomia dos professores e dos aprendentes.
O psicólogo escolar, também poderia assessorar os professores na articulação entre a teoria da aprendizagem adotada na instituição e a prática pedagógica efetivada na escola, na tentativa de propor ajustes pedagógicos e benéficos a todos da comunidade escolar.
Interessante também, seria mobilizar a comunidade educacional, em torno de propostas de intervenções com utilização de recursos da própria comunidade, como: feirinhas, bazar, encontros ecumênicos, palestras, enfim.
Excelente oportunidade em nossa comunidade, seria realizar atendimentos psicológicos breves com mediação de conflitos, resolução e compreensão de problemas ou situações. Realizar acompanhamentos aos casos específicos (especiais) pesquisando, desenvolvendo, aplicando e divulgando os conhecimentos adquiridos e relacionados om a psicologica escolar e educacional.
METODOLOGIA E OBJETIVOS
Objetivando a construção do conhecimento e superação das dificuldades encontradas principalmente nas crianças dos turnos manhã e tarde das turmas de primeiro ano da Escola Municipal, propomos um trabalho à luz da psicologia educacional e escolar com o apoio da psicopedagogia na sistematização de ações e da sensibilização dos profissionais da área, no sentido de elaborarmos juntos, atividades lúdicas, criativas e prazerosas para as crianças atendidas, pois só assim poderão avançar no processo de leitura e escrita.
...