A Análise Do Documentário: A Psicologia Social E O Social Na Psicologia
Por: shauanepo. • 13/9/2023 • Dissertação • 371 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL II
ACADÊMICA:
PROFESSORA:
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO: A PSICOLOGIA SOCIAL E O SOCIAL NA PSICOLOGIA
O presente documentário sobre a Psicologia Social apresenta os principais acontecimentos desde o início da Psicologia social no Brasil até os dias atuais e tras uma linha do tempo com grandes autores e obras que contribuíram para esse processo, bem como: Dra. Aniela, Betty, Virgina, Otto, Noemi Rudolph, Danta, Ecléa, Sylvia Laser, Silva Lane entre outros que possibilitaram a construção de muito do que temos hoje na Psicologia Social.
Com a instituição do curso de Psicologia Social, em 1933, ministrado pelo médico Raul Briquet na Escola de Sociologia e Política, com estudos a partir do livro Psicologia Social, e a partir do Laboratório de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo possibilitou o desenvolvimento de pesquisas em psicologia Social, dirigido por Noemi Rudolph.
Um dos mais importante livros para essa construção foi "Memória e Sociedade" de Eclea Boza que mostrou como as teoria estadunidenses não caberiam no Brasil. O documentário enfatiza que Eclea teve um trabalho muito parecido com da Silvia Lane, e nos faz questionar sobre o que pensamos ser a Psicologia Social, que tem como campos vizinhos a antropologia e a sociologia. Os autores da época não se colocavam no lugar de achar que suas obras seriam reconhecidas. Silvia Lane assumiu a coordenação, com um olhar da Psicologia mais voltada para realidade para realidade brasileira.
Como grande acontecimento, o documentário trás o surgimento da ABRAPSO, com o 1º encontro brasileiro de Psicologia Social realizado na PUC, após a proposta de se criar uma associação Psicossocial com a liderança da Silvia.
Como exemplo de psicologia social citada no vídeo, temos o início de movimentos sociais que buscam a reivindicação dos direitos através de protestos e movimentos de conscientização durante a ditadura militar.
Por fim, através do documentário, e da disciplina de Psicologia Social I, além de conhecermos a história da psicologia social no Brasil e os desafios para sua inserção em nosso país, podemos também compreender a importância de um olhar para a comunidade e contexto social em que estamos inseridos para entender nossa formação na sociedade.
...