A Ansiedade em acadêmicos de ambos os sexos em uma Instituição de Ensino Superior
Por: Jujuba69 • 16/5/2018 • Projeto de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
1TEMA
[pic 1]
A ansiedade em acadêmicos de ambos os sexos em uma Instituição de Ensino Superior.
2PROBLEMA
Qual o índice de ansiedade nos acadêmicos do sexo feminino e masculino da referida instituição?
3JUSTIFICATIVA
Esse estudo justifica-se, inicialmente, pela importância do conhecimento em relação ao estado psíquico de quem está frequentando o meio acadêmico.
A pesquisa apresenta relevância social à medida que pode contribuir para identificar e prevenir futuros quadro patológicos. Com isso, podemos identificar as variáveis contidas no histórico de cada sexo, ou seja, podemos facilitar a identificaçãodestes fatores prejudiciais aos sujeitos.
Em relação arelevância social, esse estudo traz contribuições para o público não acadêmico, à medida que podem vir a tomar conhecimento de uma pesquisa que trata da saúde mental com a população específica, acadêmicos do ensino superior, mas que tem influência na sociedade em geral.
Enquanto acadêmicos e pesquisadores, essa pesquisa nos proporciona o benefício de obtermos experiência na elaboração e formulação de pesquisas e projetos, contribuindo para o aumento de saber cientifico no meio acadêmico.
Em relação ao estado da arte da pesquisa, em uma busca no site acadêmico Google Acadêmicocom alguns termos relacionados a pesquisa obtiveram-se os seguintes resultados: Com o descritorSaúde Mentalobteve-se um total de 24.700 resultados, em seguida colocando o descritorAcadêmicos do Ensino Superiorobteve-se 16.900 resultados, foi utilizado também o termo Ansiedade,filtrando os resultados para 17.000, foi adicionado ainda o descritor Diferenças Entre os sexos obtendo assim 17.100. Utilizou-se também o descritor índice com 16.400 resultados e por último o termo Suporte Psicoterapêutico com 1.520 resultados, filtrando assim, os temas principais da pesquisa.
4OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Identificar os níveis de ansiedade nos acadêmicos do ensino superior e sua incidência em ambos os sexos.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Acessar dados que possam ajudar na pesquisa;
- Analisar pontos positivos e negativos no meio acadêmico.
-Comparar os resultados obtidos entre ambos os sexos.
5 INTRODUÇÃO:
No presente estudo serão tratadas questões relacionadas a ansiedade, para compreensão deste conceito, Viegas et al ( ) discutem que “a ansiedade é uma experiência emocional em função da previsão de situações futuras ou em presença de situações consideras como desagradáveis para o indivíduo”. Diante disso, podemos destacar que quando a ansiedade é desproporcional:
Torna-se patológica e desencadeia uma série de sofrimento e problemas de ordem social. Neste ponto, ao invés de contribuir nas atitudes do dia a dia, concorrerá exatamente para o contrário, ou seja, para a falência da capacidade de tomadas de decisões. (GRAEFF E BRANDÃO, 1996).
Percebemos no meio acadêmico a grande influência da ansiedade no desempenho acadêmico e também em aspectos gerais da formação dos mesmos. Viegas et al ( ) afirmam que “ao longo do percurso acadêmico o estudante é confrontado com situações geradoras de pressão psicológica e ansiedade”, nesse contexto, verifica-se de que forma o estudante lida com os aspectos referentes as pressões que acaba por receber do meio”.A ansiedade tem causado muitos transtornos no meio institucional. Com isso, acabam por prejudicar o rendimento acadêmico ou mesmo aumentar os índices de desistência.
...