A CLASSIFICAÇÃO DAS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
Por: Jéssica Jordânia • 23/3/2022 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
PAGINAS 73 A 76
CLASSIFICAÇÃO DAS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
Homem econômico social: indivíduos motivados pela economia e através da economia se motivam, são manipulados e controlados. Tendo sentimentos essencialmente irracionais, para tanto as organizações devem controlar esses sentimentos.
Homem social: o indivíduo é um animal social, dessa forma a sua identidade está relacionada com relações sociais. Dando mais valor as relações geradas pelo emprego.
Homem que se autorrealiza: O homem que desenvolve o autocontrole, a automotivação, assim favorecendo o equilíbrio. O controle e a pressão externa, promovem a desmotivação
Homem complexo: homem com muitas motivas, que segue hierarquias, porém variando de período e período ou de situação e situação.
Homem psicológico: o homem cria um ego ideal, pelo qual se dedica. Dessa forma, devem favorecer oportunidades de trabalho para o homem trabalhar pelo seu ego.
MOTIVOS HUMANOS
Sobrevivência e segurança
Referente ao corpo: evitar fome, sede, frio, calor, fadiga e doenças.
Referente ao ambiente: evitar objetos perigosos, feios chocantes e desagradável.
Referente às outras pessoas: evitar conflitos e hostilidade, manter a colaboração o status e o prestígios nos grupos.
Referentes ao EU: evitar sentimentos de medo, angustia e tristeza. Evitar comparar-se com os outros, afim de não provocar o sentimento de inferioridade.
Satisfação e estimulação
Referente ao corpo: obter experiências agradáveis de cheiro, gosto e sons
Referente ao ambiente: compreender o ambiente, resolver problemas, e buscar novidades
Referente às outras pessoas: conseguir um amor e situações positivas com as pessoas
Referentes ao EU: Obter sentimentos de autorespeito e autoconfiança.
Contrato psicológico: são as expectativas geradas tanto pelas organizações quanto pelo empregado.
Contrato coercitivo: ocorre de forma involuntária, existe um controle por conjunto de regras inflexíveis e por uma punição ostensiva. O indivíduo obedece tão e somente para não ser punido.
Contrato calculista: há por parte da organização a capacidade de oferecer ao indivíduo a satisfação das suas necessidades. Assim como existe um contrato psicológico voluntário.
Contrato cooperativos: há uma identificação do indivíduo com as necessidades da corporação e, portanto, uma motivação para atende-las, tornando-se assim por vezes criativo para alcança-las.
...