A Característica de uma Instituição
Por: LARISSA Anzil • 26/9/2018 • Resenha • 410 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE
CURSO DE PSICOLOGIA
DICIPLINA: PSICOLOGIA NO COTIDIANO DAS INSTITUIÇÕES
Profª. LAYANE BUOSI
CATARINA LOUZADA
EMANUELLE HELENA
FABIOLA DA CRUZ PEREIRA
LARISSA ANZIL
Característica de uma instituição:
- Liberdade de atuação;
- Suprem a necessidade das pessoas;
- Cumprem suas funções sociais;
- Padrão de controle;
- Funcionamento benéfico para a sociedade;
- Possuidora de objetividade e interdependência;
- Seguem regras e leis;
- Forças coercitivas;
- Autoridade moral;
- Desempenham um papel fundamental no funcionamento da sociedade;
Instituições
- Religião
Cumprem suas funções sociais: porque é criada para preencher lacunas da vida social, além de participar de organizações da sociedade ela é uma instituição benéfica entre grupos sociais.
Possuidora de objetividade e interdependência: ela é baseada nos princípios da fé, em que a sociedade se desenvolva de acordo com padrões, papéis, valores e culturas. E também possui uma relação interdependência, não atua de maneira isolada, e sim de seus cristãos, ela não depende do estado.
- Família
Funcionamento benéfico para a sociedade: por que é fundamental na formação do individuo, onde os valores morais e éticos familiar são importantes para a sobrevivência do ser humano.
Desempenham um papel fundamental no funcionamento da sociedade: por ser uma instituição que parte por princípios educacionais pautados por valores morais, ensinando os filhos o respeito ao próximo.
- Lazer
Suprem a necessidade das pessoas: reúne uma variedade de funções que beneficia a sociedade como esportes, festas, viagens. São necessidades básicas e fundamentais para o bem estar social.
Liberdade de atuação: é um principio de escolha, onde a pessoa tem opções de entretenimentos.
- Ensino
Autoridade moral: é uma instituição que faz parte da estrutura social que impõe regras que contribuem no funcionamento da formação do individuo para a sociedade. De acordo com BLEGER e BLEGER (1977) invoca um direito a legitimidade; em outras palavras reservem-se o direito de não só ferirem o indivíduo que viola mas ainda de repreendê-lo no terreno moral.
Padrão de controle: é uma instituição que se empenha em expandir o conhecimento seguindo normas de controle e organização.
- Democracia
Seguem regras e leis: é um sistema democrático em que todos os cidadãos têm obrigações e deveres de participarem igualmente seguindo a ordem social.
Forças coercitivas: é uma ordem aplicada na sociedade para que todos possam cumprir as leis. Segundo BLEGER e BLEGER (1977) o poder essencial que a instituição exerce sobre o individuo consiste justamente no fato de que a mesma tem existência objetiva e não pode ser afastada por ele.
...