A Comunicação Não Violenta
Por: Inara Correa • 23/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 400 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
- O que é CNV
A convivência no ambiente corporativo muitas vezes pode se tornar desagradável por conta dos conflitos entre pessoas. Julgamentos, ofensas e agressões verbais são resultados da cultura dominante, que gera ambientes com grande pressão pelo poder e competitividade.
Uma das armas mais poderosas, econômicas e de fácil aplicação é uma boa comunicação. Ela é capaz de amenizar ou até mesmo resolver muitos problemas. Através de sua experiência como psicólogo clínico, Marshall Rosenberg criou o método da Comunicação Não-Violenta.
Afinal, o que é a Comunicação Não-Violenta?
Rosenberg, define a CNV como uma abordagem que abarca as habilidades de falar e ouvir, levando os indivíduos a se entregarem de coração e desenvolver a compaixão. A técnica é baseada na atribuição de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação de como cada um se expressa e ouve os demais, fazendo com que as interações ocorram com mais respeito, atenção e empatia, como defende o psicólogo. É através dessa abordagem que podemos enxergar de maneira empática, as necessidades e dores das pessoas que nos relacionamos, uma vez que permitimos que o outro nos entenda e também mostre o que está acontecendo dentro dele.
- Pilares da CNV
- Benefícios da CNV
Fortalece os vínculos humanos.
Cria um ambiente agradável e acolhedor.
Fica mais fácil chegar a um consenso.
Previne episódios de agressividade.
Aumenta a satisfação dos colaboradores em seu ambiente de trabalho.
- Exemplos de CNV
Exemplos práticos baseados em situações do dia a dia, como:
Dizer “fiquei chateado porque você não me chamou para a reunião do projeto, então, peço que me inclua na próxima para que eu possa contribuir” em vez de “não adianta falar comigo agora se você não me chamou para a reunião”
Dizer “estou preocupado porque a entrega é para as 16h e o cliente está contando conosco” em vez de “o prazo é às 16h e acabou”
Dizer “preciso que você tenha mais atenção com o horário de entrada, pois sua presença é necessária para as demandas da manhã” em vez de “não vou tolerar outro atraso”.
- Como implementar a CNV na empresa
O primeiro passo para adotar a comunicação não violenta na sua empresa é fazer um diagnóstico da cultura organizacional e entender como as pessoas se relacionam. Para isso, você pode usar sua pesquisa de clima organizacional, fazer entrevistas, analisar os feedbacks dos colaboradores, entre outras ações.
° Investir em conteúdo e treinamentos
° Criar ambientes colaborativos
° Valorizar a escuta corporativa
...