A Empatia e Relacionamentos .
Por: abcpsi • 1/4/2015 • Resenha • 472 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Tema: Empatia
Antes de associar o tema discutido por minha equipe a algo em especial, quero citar alguns trechos de nosso trabalho, para assim poder “linkar” com um exemplo muito comum no nosso dia-a-dia.
“Batson (1981) define a empatia como uma resposta emocional orientada para o outro e congruente com o que esta sendo percebido a respeito do bem estar do outro.”
“...e consiste em compreender o estado mental e emocional do outro e responder a eles adequadamente (Davis, 1996; Leiberg and Anders, 2006; Singer, 2006).”
1. Contágio emocional: sintonia de estados emocionais (ex: sentir medo quando o outro sente medo). Elicia o comportamento de fugir. Habilidade presente em aves e répteis.
2. Preocupação empática: noção de que a dor é do outro. Elicia o comportamento de consolar. Habilidade presente em mamíferos.
3. Adoção de perspectiva: conseguir se colocar na situação do outro. Elicia uma ajuda mais específica. Habilidade presente em golfinhos, elefantes, chimpanzés, bonobôs e humanos.
“De Waal (2009) afirma que entender a antiguidade evolutiva da empatia indica que a mesma é um traço robusto, inato, e que pode ser desenvolvido virtualmente em todos os seres humanos.”
Pessoas empáticas pensam sempre como gostariam de ser tratadas se estivessem nas mesmas condições do outro. A empatia está ligada ao altruísmo.
Certamente se não consigo amar ao próximo, como vou conseguir sequer pensar por um instante em ajudá-lo? No entanto, as pessoas podem desenvolver a condição de empatia e se beneficiar com a benevolência que suas atitudes vão desencadear. Principalmente sob a forma de respeito e consideração.
No exemplo a seguir, conto uma historia de uma menina e sua mae, onde a filha percebe o mal estar de sua mãe, se coloca em seu lugar, e lhe conforta com perguntas relacionadas a seu dia, de maneira adequadamente altruista.
A mãe de Patricia chega em casa do trabalho:
- Patricia, você deixou novamente os sapatos jogados na sala! Ai essa menina! Já fez seu dever de casa? O que voce está fazendo vendo TV?
A garota se levanta, e põe os sapatos no lugar. Ela esteve aprendendo sobre Comunicação nao violenta na escola, e decide tentar aplicar em casa.
-Está vindo cansada do trabalho, mãe?
- Sim!
- Está se sentindo irritada e cansada, e precisa relaxar e descansar?
A mãe olha, coloca sua bolsa no lugar e vai na cozinha se servir um suco, logo após, senta no sofá ao lado da menina.
- Aahh! – Exala um suspiro ao sentar-se.
- “Como esteve seu dia?”, pergunta Patricia.
A mãe a olha por uns segundos. Logo, passa a mão nos seus cabelos, e sua expressão se suaviza.
- Bem...bem.E você ,como está?
Se observa que o primeiro monólogo da mãe foi de “evaluação”: “Você deixou os sapatos jogados?” Logo, procedeu com uma atividade muito comum de quem está estressado, perguntando
...