A Escala Fatorial
Por: TiagoMendes • 17/4/2015 • Seminário • 944 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo
Gabrielle Thelry
Pedro Henrique Waterkemper
Curitiba
2015
1 – Medida ou área de avaliação?
Personalidade e emocional.
2 – Nome do instrumento?
EFN – Escala fatorial de ajustamento emocional/neuroticismo.
3 – Autor?
Claudio S. Hutz, Carlos Henrique S. S. Nunes.
4 – Objetivo?
Este é um instrumento objetivo, que avalia a personalidade humana a partir do levantamento de traços de personalidade em sua descrição na linguagem natural com base na hipótese básica de Goldberg.
5 – Material necessário?
Caderno de aplicação: contém as instruções e os 82 itens; Folha de resposta: onde são dadas as respostas (números entre 1 e 7) para cada um dos 82 itens; Crivos de correção.
6 – População a quem se destina?
Sujeitos com idade entre 16 e 50 anos e devem ter pelo menos o segundo grau incompleto.
7 – Forma de aplicação?
Pode ser aplicado individualmente ou em grupos de qualquer número de testandos desde que haja acomodações suficientes e adequadas.
8 – Tempo de aplicação?
O teste não tem limite de tempo, mas usualmente não deve tomar mais de 30 minutos.
9 – Informações técnicas?
Validação: Participaram 1176 universitários de ambos os sexos, sendo que 33,2% eram do sexo masculino e 66,8% do sexo feminino. Os testes que foram aplicados no Rio Grande do Sul foram administrados pela equipe de pesquisa do laboratório de mensuração do instituto de psicologia da UFRGS. Os participantes dos outros estados foram testados por professores de cursos de psicologia das universidades correspondentes e os questionários foram enviados para porto alegre por correio. O número de participantes deste estudo foi calculado a partir do critério da “razão itens/sujeito” usualmente utilizado para o cálculo amostral quando são necessárias analises fatoriais, assim é importante que a amostra seja cinco vezes maior que o número de itens do testem 144 itens então 720 itens. Foram feitas distribuição de amostra por curso, local de aplicação e idade. Os estudantes foram testados coletivamente em sala de aula, a participação foi voluntaria. Dois exemplos foram usados para instruir os participantes sobre a utilização das escalas de tipo linkert. A escala vai de 1 a 7, 1 significa que a pessoa discorda completamente e 7 que concordo completamente. Os resultados foram analisados da seguinte maneira: Primeiramente havia uma escala original a partir da qual foi realizado um rigoroso processo estatístico chegando a 18 dimensões que teoricamente representavam o fator N, e com tais informações foi possível isolar 107 itens que representassem o fator N. Entao uma nova analise estatística foi realizada com esses itens de fator N. A melhor solução encontrada foi com 4 dimensões denominadas vulnerabilidade, desadaptação psicossocial, ansiedade e depressão.
Vulnerabilidade: Composta por itens que descrevem medo de críticas, insegurança, dependência a pessoas próximas, baixa autoestima.
Desajustamento psicossocial: Descrevem comportamentos sociais de sexo ou atípicos, consumo de álcool exagerado, hostilidade com pessoas e animais, necessidade de chamar atenção, tendência à manipulação de pessoas.
Ansiedade: Descrevem sintomas somáticos de transtornos relacionados com ansiedade irritabilidade, transtorno de sono, mudanças de humor, impulsividade.
Depressão: Itens relacionados com escalas de depressão, ideação suicida, desesperança.
O ambiente deve possuir as seguintes características:
Espaço físico -> uma sala de aplicação individual deve ter, no mínimo, 4 m² por candidato.
Iluminação -> o ambiente deve estar bem iluminado, por luz natural ou artificial, evitando-se sombras ou ofuscação.
Ventilação e temperatura -> o ambiente deve ser arejado e livre de odores. A temperatura deve ser mantida entre 18° e 26°.
Higiene -> manter a higienização adequada do ambiente (banheiros, sala de recepção e avaliação)
Distrações e interrupções -> É necessário o isolamento acústico do ambiente para evitar distração e interrupções frequentes. O ambiente deve ser neutro isto é, paredes sem estímulos e pintura clara.
...