A FUNDACENTRO BELÉM
Por: ea_sara • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Os estudantes foram recepcionados pela Doracy, coordenadora da FUNDACENTRO, no auditório de eventos da Instituição. A profissional expôs, brevemente, a história, a missão e as atividades desenvolvidas pela Organização. De forma resumida, os principais pontos levantados durante a palestra serão referidos a seguir.
Atualmente, a sede nacional da FUNDACENTRO está localizada em São Paulo, mas a fundação está presente em todo Brasil, as suas unidades decentralizadas estão localizadas em 11 estados e no Distrito Federal. Em Belém, o desmoronamento de um prédio próximo à Avenida Visconde de Souza Franco, onde mais de 30 (trinta) trabalhadores da construção civil morreram, merece destaque, pois foi um acontecimento catalizador para a construção do polo da FUNDACENTRO na cidade.
A Instituição desenvolve eventos, pesquisas e estudos voltados para a prevenção de acidentes e adoecimento no ambiente de trabalho, assim como o desenvolvimento de soluções para corrigir esse quadro. É importante ressalta que, hoje, as atividades elaboradas pela FUNDACENTRO contam com o auxílio de parceiros externos, responsáveis por financiar, em grande parte, as ações pedagógicas e científicas executadas.
A psicóloga Laura prosseguiu a palestra contando um pouco mais sobre a história e as atividades planejadas pela FUNDACENTRO. Relatou que a Instituição nasceu durante o período da Ditadura Militar, diante das demandas trabalhistas externas, as quais exigiam ações voltadas à segurança do trabalho. Além disso, destacou a desvinculação da Fundação do Ministério do Trabalho frente à conjuntura política atual.
Como citado anteriormente, a FUNDACENTRO foi criada em virtude dos altos índices de acidente e doenças no trabalho, contudo a discussão sobre a saúde do trabalhador foi ampliada, somente, a partir de 2002, com a inserção de psicólogos na área trabalhista e a promulgação, em 2012, da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST).
Nesse sentido, a FUNDACENTRO alcança, a cada semestre, entre 800 (oitocentos) a 1.000 (mil) indivíduos com as suas ações pedagógicas. Os eventos ofertados são gratuitos, tendo em vista a democratização do acesso ao serviço e a inclusão de trabalhadores de vários setores trabalhistas. Todavia, essa característica é apontada como um fator desmotivador à participação dos trabalhadores nas ações desenvolvidas pela fundação. Isso ocorre, pois, segundo as profissionais, os eventos, por serem gratuitos, possuem grande adesão durante a inscrição, mas uma baixa frequência dos participantes no dia da realização do evento.
Esses eventos visam vários ramos de atuação profissional, uma vez que a FUNDACENTRO é considerada uma instituição intersetorial e interinstitucional e, dessa forma, preza pela interdisciplinaridade na percepção dos acidentes de trabalho, a fim de compreendê-los em toda sua complexidade.
Quanto aos estudos e pesquisas desenvolvidos pela Fundação, podemos considera-los um significativo avanço na compreensão do cenário trabalhista da região norte, consonante às leis reguladoras do trabalho.
Nessa perspectiva, alguns temas de pesquisas atuais merecem destaque, são eles:
- Pesquisa voltada ao beneficiamento de madeira. Esse projeto incentivou o uso de equipamentos de segurança coletiva;
- Pesquisa com ênfase no barateamento de proteção acústica para máquinas utilizando fibras regionais;
- Pesquisa relacionada ao cotidiano dos professores de educação básica. Essa experiência subsidiou uma pesquisa nacional e, consequentemente, um livro em colaboração com vários estados;
- Estudos voltados aos casos de escalpelamento. Essa produção permitiu à FUNDACENTRO participar das comissões de combate aos acidentes com escalpelamento; e
- Estudos sobre a segurança e a saúde dos pescadores artesanais no Estado do Pará.
Percebe-se que os temas de pesquisa citados estão relacionados diretamente às especificidades da região norte, essa proposta faz parte dos objetivos da Instituição, onde pretende-se replicar os seus resultados tendo em vista a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores locais. Os dados (como: podcast, teses, dissertações, artigos e livros) produzidos a partir desses estudos são publicados e disponibilizados para acesso livre na intranet da Fundação.
A FUNDACENTRO depende, muitas vezes, de financiamento externo para realizar as suas pesquisas e, assim, muitas ações desenvolvidas pela Instituição esbarram em questões financeiras e orçamentárias. Contudo, mesmo com as dificuldades existentes, a Organização continua cumprindo a sua missão de difundir e produzir conhecimentos no ramo da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
...