A Fase Esquemática 7 aos 9 anos
Por: FaBiana Maria A. Da Silva • 8/5/2021 • Resenha • 832 Palavras (4 Páginas) • 630 Visualizações
O trabalho tem como uma importância o conhecimento do processo evolutivo apresentar o rabisco e desenho a expressão gráfica da criança e adolescente que não é tão simples.
Durante esse período o gesto e movimento tem significados capaz de ajudar no desenvolvimento humano, o objetivo é estabelecer padrões de aprendizagem e ver vários pontos de vista de pesquisadores e reflexões de Psicólogos, mães e educadores sobre o grafismo infantil como linguagem da criança.
Esta representação pesquisada tem sido polemica em vários contextos, queremos compreender esta interação entre a criança através dos desenhos e seu meio de aprendizagem é uma representação e que transita entre o real e o imaginário, o ato de desenhar não é apenas um gesto mecânico ao acaso, cada movimento tem um significado simbólico, o desenho infantil é alvo de vários estudos e de diversas áreas do conhecimento.
As etapas e os estágios do desenho infantil definidos e estudados por teóricos como Read (1958), Lowenfeld (1977) e Dewey (1934), e outros a criança não é respeitada na sua própria forma em perceber o mundo. A arte começa quando os sentidos estabelece um primeiro contato com o ambiente, sendo que pra ela é um dos meios significativos que envolve seu mundo real e imaginário, a observação imita seus pares o imaginário ,a criança reage a experiencia ,escutar, tocar, manipular. A criança quando ela brinca qualquer método de perceber o meio ,e com essa observação então rabisca desenha e escreve e conforme os anos ela se comunica.
A criança quando quer transmitir algo é para a criança um modo muito significativo e prazeroso de expressão , uma vez que tem capacidade sensórias e motoras, deixa suas marcas através do lápis, giz ou tinta com o tempo passa a necessidade de ser compreendida por grupos que já se encontra, mensagem vem desde muito tempo o ser humano sempre registra seus desejos pensamentos a outros. O desenho também é uma comunicação que está em sua mente onde é significativo. As expressões pode vir através das leituras, desenhos. No contexto infantil são formas de comunicação e expressão desde os primórdios da humanidade, é um espaço que é onde vemos as linguagens e manifestações importantes, o educador olhando a criança neste processo de transformação que nem sempre para a criança o importante é atribuir significados aos seus rabiscos, em seu tempo ele terá formas de transformar e observar seu progresso através de suas manifestações.
Com o tempo desenvolvem a criatividade e amplia sua capacidade em expressar intencionalmente ela usa os desenhos para pensamentos, emoções, ganha simbologia e a capacidade de criar, representam o mundo a partir das relações que estabelecem com o outro e com o meio em que vivem.
Fase Esquemática 7 aos 9 anos
O Estagio Esquemático, se inicia aos 7 anos vai até os 9 anos o conceito de forma e desenho é representativo, descrito e organizado experiencia nova são expressas pelo desvio do esquema, você olha em linha reta, o espaço é o primeiro conceito definido acontece pequenos desvios omissão, exagero. Além de descobertas como cor e objeto, mas acontece também um desvio na cor por conta do emocional, tem também na expressão um jogo coletivo ou dramático e regra.
Analise do Desenhos
Nas figuras abaixo a fase esquemática percebe uma organização espacial (LOWENFELD, 1977) ou realismo intelectual (LUQUET, 1969).
As figuras se entrelaçam, existe um realismo lógico, tem o desenho horizontal, borda o céu, e distância entre eles onde tudo ocupa seu lugar certo.
Tem suas linhas pontilhadas, o personagem em seu lugar, as curvas representa no desenho o apogeu do desenho infantil, tendo uma clareza que existe por trás da Co - realidade começa a aparecer.
Em relação ao espaço, conceito é a linha de base, já é definido a figura humana.
...