A Fase da Velhice
Por: Vitoria Nascimento • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.837 Palavras (12 Páginas) • 629 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia/Pedagogia
ENTREVISTA COM IDOSOS
Natália de Oliveira Silva RA: N316BF-3
Paola Evellin da Silva RA: D55774- 2
Taina Almeida Silva RA: N326CH-2
Thais Julia Deamo RA: D76802- 6
Vitória do Nascimento de Marcos RA: D780GE-7
Trabalho apresentado à disciplina PDCV, sob orientação da Prof.a Caroline F. Eltink
Campus Vargas – Ribeirão Preto
Maio de 2018
SUMÁRIO
1. Introdução teórica 03
2. Métodos 04
3. Resultados 05
4. Discussão 08
5. Conclusões 09
6. Bibliografia _ 10
7. Anexos 00
Introdução Teórica
A fase da velhice começou a ser estudada recentemente com a área de psicogerontologia, que é a psicologia voltada ao processo de envelhecimento humano. A velhice é considerada acima de 65 anos.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (2008) a velhice é um processo pessoal, individual, natural e inevitável para qualquer ser humano na evolução da vida, este processo estar relacionado a diversos fatores da vida de uma pessoa, sendo assim envelhecer é somar todas as experiências da vida, por isso envelhecer é individual, cada sujeito vai envelhecer segundo sua subjetividade e experiência.
O Envelhecimento é considerado um dos maiores fenômenos que atinge todos os seres vivos, atingindo de modo mais direto e radical o homem por estar entrelaçado a aspectos neurológicos e algumas vezes a umas aclimatações físicas.
A fase da velhice começou a ser estudada recentemente com a área de psicogerontologia, que é a psicologia voltada ao processo de envelhecimento humano. A velhice é considerada acima de 65 anos.
“Envelhecer é um processo de mudanças físicas, sociais, econômicas e psicológicas intensas, podendo gerar desconforto e angustias que até então não eram comuns ao indivíduo.” (Rodrigo Ruis Martins - 2017)
Nesta fase há muitas mudanças como as modificações corporais e de personalidade, o desenvolvimento cognitivo é variável.
Há um declínio da reserva orgânica, sistema imunológico e da força muscular. Necessidade do sono, sistema nervoso mais lento, habilidades linguísticas tendem a aumentar até a idade muito avançada, e é frequente ocorrer falhas na memória. Entre outros aspectos.
Este trabalho foi baseado no método da entrevista entre dois idosos, um no começo da fase e o outro praticamente no fim (64 e 90 anos).
Métodos
- Sujeito:
1° entrevista: 90 anos, classe média
2° entrevista: 64 anos, classe média baixa
- Instrumentos:
Gravar a entrevista e anotar pontos principais
- Aparatos de pesquisa
Foram levados para pesquisa celular, caderno, caneta e a folha de perguntas
- Procedimentos
O contato com o primeiro entrevistado em sua residência para informar sobre o trabalho de pesquisa, perguntar aceita a participação e o horário que estava disponível.
O contato da segunda pesquisa foi no local de seu trabalho, para informar e saber o horário em que estava disponível para entrevista.
Resultados
Nome: Reinaldo
Idade: 90 anos
Sexo: Masculino
Profissão: Balconista de Loja
Grau de Escolaridade: Primário
Estado Civil: Casado
Posição na Família de Origem: Pai de 3 filhos. O mais velho de 8 irmãos
Nível Sócio-econômico: Classe média
Qual é a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? (cotidiano, hobbies, esporte...)
Segundo o entrevistado com sua idade não pode exigir muito, ele anda porque precisa, pois tem marca passo e tem o lazer de fazer tapete para entregar para os sociedade, pra caridade.
Como é o seu relacionamento familiar?
Diz ser ótimo. Que sempre recebe a visita de seus filhos, que recentemente seu filho que mora perto de Campinas o visitou. A que mora na cidade sempre corre com ele para tudo que precisa, outra filha mora em São Paulo, é secretária do marido que é auditor e o filho que trabalha em uma firma em São Paulo e viaja muito para Bahia e para própria firma e para cidade em que mora, aí passa para visitar, sempre com atenção com ele.
Como é o seu relacionamento social/ amizades?
...