A Fenomenologia
Por: fernandaey • 29/4/2019 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
capítulo I - a solidão e ansiedade do homem moderno
quais os conflitos básicos interiores que encontramos?
em qualquer época, os sintomas são infelicidade, incapacidade para tomar decisões referente ao casamento ou à carreira, desespero generalizado, falta de objetivo na vida…
O que se encontra sob tais sintomas?
séc. XX, o que Freud descreveu como a dificuldade em aceitar o lado instintivo e sexual da vida e o resultante conflito entre os impulsos sexuais e os tabus sociais.
década de 1920, Otto Rank escreveu que as raízes dos problemas psicológicos eram os sentimentos de inferioridade, incapacidade e culpa.
década de 1930, denominador comum era a hostilidade entre indivíduos e grupos, muitas vezes unida ao espírito competitivo, segundo Karen Horney.
Os problemas fundamentais do séc XX
gente vazia
O problema fundamental do homem, em meados do século XX, é o vazio - muita gente ignora o que quer e também frequentemente não tem uma ideia do que sente.
→ por isso falam da falta de autonomia, incapacidade de tomar decisões, por serem vazias, ocas → mas pq nao sabem seus próprios desejos e necessidades.
Esperam que o cônjuge preencha seu vazio, e quando isso não acontece ficam ansiosos e zangados.
Falam sobre o que deveriam desejar, porém é evidente que estão descrevendo os desejos dos outros para si, e era levado a sério. Mas agora as pessoas entendem que essas exigências não cabe aos pais e sociedade.
“Sou apenas uma coleção de espelhos refletindo o que os outros esperam de mim”
O vazio/incerteza de sentimentos, desejos → por causa da época de incertezas, guerras, convocação militar, transformação econômica e futuro incerto → mas não somente por isso
...