A Fenomenologia
Por: mdrmarcos • 23/5/2015 • Seminário • 484 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Teorias Existenciais-Humanistas I
Atividade de fixação de conteúdo
Heidegger e Sartre
- Qual era a questão central no pensamento de Heidegger?
R: A de Ser e Tempo, e a das Obras Posteriores, pois julgam um emaranhado de contradições. E a contradição fundamental está em pensar que os entes, não possuindo o ser, nem a verdade do ser possam aparecer verdadeiramente como são; e que o ser não seja um ente, seja tal que os ilumine e faça aparecer ao homem, tornando a linguagem humana a sua palavra.
- Qual a definição dos termos: “ontológico”, “ôntico” e “ente” para Heidegger?
R: o ôntico diz respeito ao ente, ao imanente, ao fenomênico (fenômeno: do grego fanós, aquilo que aparece), àquilo que os sentidos nos mostram. O ôntico é o superficial que fundamenta o senso comum. É o que todo mundo vê.
Já o ontológico, em contraposição, diz respeito ao ser, ao que está por trás e além do fenomênico. O ontológico pressupõe sair do comum e buscar enxergar o que nem todo mundo vê.
- Como podemos definir Dasein?
R: Ser aí, a existencia
- Como podemos definir facticidade?
R: caráter do que é apenas um fato, sem necessidade e sem razão
- O que representa a temporalidade para o pensamento heideggeriano?
R:
- Para Heidegger a angústia surge no homem por que?
R: A angústia é uma característica fundamental da existência humana. Quando o homem desperta para a consciência da vida, percebe que ela não tem sentido ou uma finalidade.
- Como se dá a existência inautêntica para Heidegger?
R: homem nessa situação nega a si próprio em detrimento dos outros, mergulhando-se no profundo anonimato do ser social
8. Como define a existência autêntica?
R: A existência autêntica do homem é aquela que o coloca como verdadeiro revelador do ser, por este ter que emergir da angústia para se colocar no seu devido lugar de Dasein.
SARTRE
1. O que Sartre quer dizer com “a existência precede a essência”?
2. Qual a importância do “projeto de ser” na vida do homem?
3. Como é o conceito de liberdade para Sartre?
4. O que Sartre quer dizer com: “não importa o que o mundo fez do homem, mas com que o homem fez do que o mundo fez com ele”?
5. Como Sartre descreve o surgimento da angústia no homem?
6. Explique como o homem pode nadificar o outro ou as coisas.
7. Qual a definição de “má-fé” no pensamento sartreano?
8. O que é o método biográfico e o que Sartre pretende com ele?
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