A Husserl Vida e Obra
Por: Carol1127 • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
Edmund Husserl nasceu em 8 de abril de 1859 na cidade de Prossnitz na Morâvia, onde hoje conhecemos como a cidade de Prostejov, na República Checa. Na perceptiva de completar seus estudos em matemática foi para Viena em 1884, onde sob a influência de Franz Brentano, descobriu sua vocação filosófica.
Husserl ensinou filosofia como livre docente em Halle, de 1887 a 1901; em Gottingen, de 1901 a 1918, e em Freiburg, de 1918 a 1928 quando se aposentou, e morreu 10 anos mais tarde em Freiburg, em 27 de abril de 1838.
Suas origens filosóficas se encontram nas influências de Franz Bretano, e por seu intermédio, a tradição e escolastica; Bolzano, Descartes, Leibniz, o empirismo inglês e o kantismo. Em sua visão a filosofia pretendia ser uma ciência escrita onde busca suprir exigências teóricas mais rigorosas e permitindo uma vida regida por normas racionais. Em nenhum momento, ainda assim, conseguiu fundamentar essas pretenções, embora a filosofia moderna, a partir de Descartes, seja substancialmente crítica, concentrando-se cada vez mais na investigação referente ao método.
O fruto desses esforços, reduziu-se a fundação e a emancipação das ciências da natureza e do espírito, e de novas discuplinas, puramente matemáticas. A filosofia, no entanto, representa a irrecusável aspiração da humanidade é um saber puro e absoluto, ainda não se estruturou como verdadeira ciência. Para Husserl a Filosofia não é uma ciência imperfeita - simplesmente ainda não é uma ciência, contudo, os interesses da cultura humana exigem uma elaboração filosofica estritamente científica, o que implica em suas críticas ao Naturalismo e Historicismo.
...