A IMPORTANCIA DO LÍDER PARA A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA
Por: Aline Petrozzani • 12/5/2020 • Artigo • 3.243 Palavras (13 Páginas) • 139 Visualizações
UNICEP
CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS
A IMPORTANCIA DO LÍDER PARA A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA
ALINE CRISTINA GAVIOLI PETROZZANI
SÃO CARLOS
2019
Lista de Figuras
Figura 1: Especialização organizacional vertical versus horizontal: Trabalho em conjunto é atingindo segundo a abordagem horizontal. 6
Figura 2: comparativo de estilos consagrados de liderança. 10
Figura 3: Liderança ideal como composição de três estilos consagrados. 10
Figura 4: Situações recorrentes do cotidiano de uma empresa as quais um líder deve ser submetido em tempo de formação e treinamento. 13
Sumário
1. Introdução 4
1.1 Justificativa 4
1.2 Objetivos 4
2. Fundamentação Teórica 5
2.1 A definição de liderança 5
2.2 A abordagem “hard” de gestão: uma visão ultrapassada 6
2.3 A abordagem “soft” de gestão: alternativa viável para dias atuais 6
3. Métodos de liderança 8
3.1 Características desejáveis a um líder bem-sucedido 8
3.2 Os estilos de liderança 9
3.3 Ações relacionais 11
3.4 Treinamento para liderança 12
4. Os desafios e perspectivas futuras para liderança 14
4.1 Desafios habituais 14
4.2 Desafios Futuros 15
5. Conclusões 16
6. Referências 17
Introdução
O termo qualidade de vida tem recebido uma série de definições ao longo dos anos, sendo assim, pode variar de acordo com a visão de cada indivíduo e se basear na capacidade funcional, nível socioeconômico, satisfação, estado emocional, interação social, situação social e autoproteção de saúde. Além disso, a qualidade de vida refere-se a um estado duradouro de condições humanas, fruto do trabalho (SOUZA; CERSOSIMO; VIEBIG, 2008).
No trabalho não são apenas as condições físicas que importam; as condições sociais e psicológicas também devem ser consideradas em um ambiente de trabalho.
Considerando que o trabalho é o local onde os seres humanos dedicam grande parte de seu tempo e a vivência de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é fundamental que o trabalhador se mantenha motivado e comprometido. Desta forma, a promoção de qualidade de vida nas empresas vem se tornando a maneira fundamental no desenvolvimento destes fatores. (ALVES, 2011).
Baseados no exposto acima, e numa análise do contexto atual da gestão de pessoas, nota-se, a importância de se manter níveis consideráveis de qualidade de vida dos colaboradores que atuam nas organizações, pois ela se reflete no bem-estar do trabalhador e consequentemente na produtividade das empresas, sendo assim é essencial uma gestão atenta para fatores físicos, tecnológicos e sociológicos que afetam ou podem afetar o clima organizacional.
Contudo, a implantação de um programa de qualidade de vida, exige primeiramente, o realinhamento cultural da organização, pois a mudança somente ocorre se houver um ambiente interno adequado. Esse processo deve quebrar as resistências impostas pelo novo e pela acomodação de alguns integrantes da organização.
O presente trabalho, portanto, busca analisar e identificar o papel do líder na efetividade e manutenção do programa de qualidade de vida nas organizações, discorrendo sobre os conceitos de qualidade de vida, consequências individuais e para a organização e enfatizando o líder como agente primordial de mudança e garantia do programa.
1.1 Justificativa
Sendo o tema Qualidade de vida algo tão notório e presente nos dias atuais, é necessário explanar e refletir a importância da liderança e seu impacto na efetividade do programa.
1.2 Objetivo Geral
Observar a partir das dimensões estudadas, o impacto da liderança no processo de formação de um programa de qualidade de vida.
Objetivos específicos
- Conceitualizar e apresentar breve histórico programa qualidade de vida e apresentar os benefícios das organizações que adotaram o programa
b) Analisar as ferramentas necessárias para a implantação do Programa Qualidade de Vida em organizações
c) Compreender a influência do líder na efetividade do programa
2. Fundamentação Teórica
2.1 Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma terminologia que tem sido largamente difundida nos últimos anos, inclusive no Brasil (LACAZ, 2000).
Pode-se afirmar que a temática da QVT assume
maior relevância nos anos 70, quando se dá um esgotamento da organização do trabalho de corte taylorista/fordista, ao qual associa-se um aumento do absenteísmo, da insatisfação no trabalho e da não aderência dos
trabalhadores às metas definidas pela gerência. (LACAZ, 2000)
O modelo japonês é o novo paradigma de organização do trabalho, visando superar essa
realidade, apesar de tal modelo, conforme apontam alguns estudiosos, reduzir a autonomia nas relações de trabalho, além de envolver um controle importante da vida extraprofissional pela estrita utilização do tempo a serviço da empresa (Antunes, 1995; Hirata e Zarifian,
1991).
O homem, desde o início de sua existência, preocupa-se com a qualidade de vida no trabalho e vem demonstrado, através de outros conceitos, ações voltadas para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.
...