A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO GRUPO DE REINSERÇÃO DO CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR.
Por: Américo Lima • 2/4/2020 • Projeto de pesquisa • 2.399 Palavras (10 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1]
PSICOLOGIA
AMÉRICO LIMA FREIRE
MILENA TALITA SANTANA OLIVEIRA
PROJETO ESTÁGIO BÁSICO I – DEPENDÊNCIA QUÍMICA
A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO GRUPO DE REINSERÇÃO DO CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR.
Aracaju/SE
2019
UNIVERSIDADE TIRADENTES
PSICOLOGIA
AMÉRICO LIMA FREIRE
MILENA TALITA SANTANA OLIVEIRA
PROJETO ESTÁGIO BÁSICO I – DEPENDÊNCIA QUÍMICA
A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO GRUPO DE REINSERÇÃO DO CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR.
Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Psicologia, como um dos pré-requisitos para Avaliação da disciplina Estágio Básico I, sob supervisão da prof.ª Juliana Passos e o psicólogo Silvio Veiga.
Aracaju/SE
2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 04
- HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 05
- OBETIVOS 06
- OBETIVO GERAL 06
- OBETIVOS ESPECÍFICOS 06
- PÚBLICO ALVO 06
- METODOLOGIA 06
- RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 08
- CRONOGRAMA 08
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 09
- INTRODUÇÃO
A organização mundial de saúde (OMS) define a dependência química como uma doença crônica e progressiva, que quer dizer que com o passar do tempo ela se torna pior e acaba gerando outras doenças fatais. O que nos faz pensar na grande demanda de pessoas consideradas dependentes químicos que aumenta a cada ano, se tornando então um grave problema de saúde pública.
O indivíduo usuário de drogas não consegue controlar sua vontade de voltar a usar a droga, que chamamos de compulsão um dos sintomas da dependência química, esse sintoma faz com que o indivíduo coloque sempre o uso como principal atividade, deixando o restante das atividades de lado como o trabalho, lazer e família. O uso traz grandes consequências para os usuários, eles não conseguem se manter em um emprego, tem dificuldade em terminar algo, como concluir um curso, não consegue fazer planos para o futuro e perde as relações com familiares e amigos devido a comportamentos agressivos o que leva a conflitos dentro e fora da família. Com o passar do tempo isso se torna uma situação insuportável para a família que vêem a internação como única maneira de “cura” para a doença e de aliviar esse sofrimento.
Desta forma sabemos que a dependência química é uma doença que destrói as relações interpessoais desses usuários diminuindo sua assertividade, confiança no outro e a tolerância a frustrações. A adicção afeta também a forma de se comunicar com outras pessoas sendo um tom de superioridade e agressividade, se tornam bastante impacientes e esses comportamentos precisam de uma atenção extra, pois dificultam ainda mais o tratamento.
Esse é um projeto criado sobre o olhar dos residentes do Centro Terapêutico Recomeçar e tem como objetivo ampliar o repertório de habilidades socioemocionais do grupo de reinserção dessa instituição, realizando atividades de conscientização acerca da importância das habilidades socioemocionais para a reabilitação, utilizando de jogos e atividades lúdicas para auxiliem na melhora das habilidades socioemocionais existentes e auxiliando na construção de novas.
- HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO
CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR
O Centro Terapêutico Recomeçar foi fundado em 2014, localizando-se na Avenida Antônio Alves, bairro Atalaia, em Aracaju, cidade de Sergipe. Oferece serviços especializados no tratamento de dependência química para jovens e adultos do estado e, até mesmo, de outros estados do Brasil, considerando que, atualmente, possui uma Unidade também em Minas Gerais.
A instituição oferece um tratamento de dependência química de alta complexidade, destinado principalmente a jovens e adultos que utilizam e abusam de substâncias psicoativas, caracterizando-se pela internação em ambiente específico para intervenção destes, além de auxilia-los no processo de reestabelecimento social e construção de autonomia.
Sua equipe multidisciplinar é composta por Psicólogos, Enfermeiros, Ajudantes,
Psiquiatra, Conselheiros, Diretores e, neste ano de 2019, estabeleceu uma nova parceria com gastronômicos.
A Unidade de Aracaju/SE realiza atividades que incluem Atendimento médico
Psiquiátrico, terapia grupal, individual e familiar, Arte Terapia, Grupos Operativos, Aconselhamento individual, Atividade Física, Projeto de Vida e Clínica Dia.
O local contém 29 leitos e o período máximo de atendimento é de 180 dias, conforme o (PAS) Plano de Atendimento Singular, havendo a possibilidade de prorrogação mediante a necessidade.
...