TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO GRUPO DE REINSERÇÃO DO CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR.

Por:   •  2/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PSICOLOGIA

AMÉRICO LIMA FREIRE

MILENA TALITA SANTANA OLIVEIRA

PROJETO ESTÁGIO BÁSICO I – DEPENDÊNCIA QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO GRUPO DE REINSERÇÃO DO CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR.

Aracaju/SE

2019 

UNIVERSIDADE TIRADENTES

PSICOLOGIA

AMÉRICO LIMA FREIRE

MILENA TALITA SANTANA OLIVEIRA

PROJETO ESTÁGIO BÁSICO I – DEPENDÊNCIA QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO GRUPO DE REINSERÇÃO DO CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR.

Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Psicologia, como um dos pré-requisitos para Avaliação da disciplina Estágio Básico I, sob supervisão da prof.ª Juliana Passos e o psicólogo Silvio Veiga. 

Aracaju/SE

2019 

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                04
  2. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO                                                05
  3. OBETIVOS                                                                        06
  1. OBETIVO GERAL                                                        06
  2. OBETIVOS ESPECÍFICOS                                                06
  1. PÚBLICO ALVO                                                                06
  2. METODOLOGIA                                                                06
  3. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS                                        08
  4. CRONOGRAMA                                                                08

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO                                                09


  1. INTRODUÇÃO

A organização mundial de saúde (OMS) define a dependência química como uma doença crônica e progressiva, que quer dizer que com o passar do tempo ela se torna pior e acaba gerando outras doenças fatais. O que nos faz pensar na grande demanda de pessoas consideradas dependentes químicos que aumenta a cada ano, se tornando então um grave problema de saúde pública.

O indivíduo usuário de drogas não consegue controlar sua vontade de voltar a usar a droga, que chamamos de compulsão um dos sintomas da dependência química, esse sintoma faz com que o indivíduo coloque sempre o uso como principal atividade, deixando o restante das atividades de lado como o trabalho, lazer e família. O uso traz grandes consequências para os usuários, eles não conseguem se manter em um emprego, tem dificuldade em terminar algo, como concluir um curso, não consegue fazer planos para o futuro e perde as relações com familiares e amigos devido a comportamentos agressivos o que leva a conflitos dentro e fora da família. Com o passar do tempo isso se torna uma situação insuportável para a família que vêem a internação como única maneira de “cura” para a doença e de aliviar esse sofrimento.

Desta forma sabemos que a dependência química é uma doença que destrói as relações interpessoais desses usuários diminuindo sua assertividade, confiança no outro e a tolerância a frustrações. A adicção afeta também a forma de se comunicar com outras pessoas sendo um tom de superioridade e agressividade, se tornam bastante impacientes e esses comportamentos precisam de uma atenção extra, pois dificultam ainda mais o tratamento.   

Esse é um projeto criado sobre o olhar dos residentes do Centro Terapêutico Recomeçar e tem como objetivo ampliar o repertório de habilidades socioemocionais do grupo de reinserção dessa instituição, realizando atividades de conscientização acerca da importância das habilidades socioemocionais para a reabilitação, utilizando de jogos e atividades lúdicas para auxiliem na melhora das habilidades socioemocionais existentes e auxiliando na construção de novas.

  1. HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO

CENTRO TERAPÊUTICO RECOMEÇAR

O Centro Terapêutico Recomeçar foi fundado em 2014, localizando-se na Avenida Antônio Alves, bairro Atalaia, em Aracaju, cidade de Sergipe. Oferece serviços especializados no tratamento de dependência química para jovens e adultos do estado e, até mesmo, de outros estados do Brasil, considerando que, atualmente, possui uma Unidade também em Minas Gerais.

A instituição oferece um tratamento de dependência química de alta complexidade, destinado principalmente a jovens e adultos que utilizam e abusam de substâncias psicoativas, caracterizando-se pela internação em ambiente específico para intervenção destes, além de auxilia-los no processo de reestabelecimento social e construção de autonomia.

Sua equipe multidisciplinar é composta por Psicólogos, Enfermeiros, Ajudantes,

Psiquiatra, Conselheiros, Diretores e, neste ano de 2019, estabeleceu uma nova parceria com gastronômicos.

A Unidade de Aracaju/SE realiza atividades que incluem Atendimento médico

Psiquiátrico, terapia grupal, individual e familiar, Arte Terapia, Grupos Operativos, Aconselhamento individual, Atividade Física, Projeto de Vida e Clínica Dia.

O local contém 29 leitos e o período máximo de atendimento é de 180 dias, conforme o (PAS) Plano de Atendimento Singular, havendo a possibilidade de prorrogação mediante a necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com