TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ORIENTAL NA GESTALT-TERAPIA

Por:   •  26/7/2018  •  Seminário  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA PARANAENSE DE GESTALT-TERAPIA

SIMONE ROSELI PINHEIRO

SÍNTESE DOS CAPITULOS

PSICOLOGIA DA GESTALT

GESTALT-TERAPIA HOLÍSTICA ORGANISMICA E ECOLOGICA

A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ORIENTAL NA GESTALT-TERAPIA

PROFESSOR ROBERTO PERES VERAS

MÓDULO 05

MARINGÁ 2017

Segundo Fukumitsu 2013, a Psicologia da Gestalt faz uma sustentação teórica para a nossa abordagem. Através dos estudos de Wertheimer, Köhler e Koffka, que na época estavam estudando a percepção, estudavam sobre a aprendizagem e a solução de problemas e nesses estudos eles queriam entender como o ser humano percebe, como ele aprende e soluciona problemas em sua vida. A maior contribuição foi pensar em como as partes estão relacionadas com o todo, que é um conceito bastante importante para todos os Gestal-terapeutas.

Laura Perls que era uma estudiosa em psicologia da Gestalt, e entendia bastante da psicologia da Gestalt, já Perls entra em controvérsia dizendo não conhecer muito sobre a psicologia da Gestalt, mas ele buscou as ideias, para compreender o funcionamento psíquico da pessoa. Para um Gestalt-terapeuta é necessário que acompanhe seu cliente para ver como ele percebe o mundo e tenta junto com ele buscar solucionar problemas em um nível mais amplo. Às vezes enxergamos as coisas de um modo isolado e foi isso que a autora nos trouxe, esse estudo de como ter este olhar para o todo. Buscar entender como o outro enxerga o mundo e como isso influencia em seu comportamento.

Situações inacabadas, a parte e o todo, gestalten, forma e até mesmo o próprio insight, são conceitos que saem da psicologia da Gestalt, e é super importante compreendermos que psicologia da Gestal e Gestat-terapia são coisas distintas, a psicologia da Gestalt não é uma prática clínica foi um estudo feito pelos estudiosos citados acima da época. E Gestalt-terapia é uma abordagem clínica, era comum antigamente fazer uma certa confusão com esses nomes mas a cada dia isto esta ficando mais claro. A psicologia da Gestalt é estudada por várias pessoas, como por exemplo arquitetos, designer, devido a teoria de figura e fundo.

Interessa a todo Gestalt-terapeuta a percepção de seu cliente, para que assim pode se trabalhar em cima dela, era isso que Perls almejava. E para cada ser é diferente esta percepção, por isso se deve mergulhar na percepção do outro, abandonando as minhas, para que este outro seja verdadeiramente cuidado.

A Gestalt-terapia holística, organismica e ecológica, traz a junção do homem como um todo. O homem é sim influenciado por seu passado, sua infância, suas crenças, ele é um indivíduo que vive em um meio e que este por sua vez também o influencia, e pelo qual também é influenciado.

De acordo com Frazão e Fukumitsu, todos os aspectos influenciam o ser, aspectos físicos, mentais e emocionais formam o ser, e de acordo com estudos de Goldstein o homem se ajusta àquilo que ele tem em sua frente, isso ele pode perceber através de tratamentos feitos com os soldados que perdiam parte do cérebro durante os combates das guerras, mas viu também que este ajustamento eram feitos em outras áreas da vida, não somente pela área médica e psicológica, mas em tudo em que o ser humano for fazer ele tem essa constância em se ajustar.

Quanto a noção de sintoma, a Gestalt terapia tinha o claro objetivo de construir uma conceituação bastante diversa das teorias psicopatológicas preponderantes na psicologia, no momento de sua criação. Kurt Goldstein já defendia que os sintomas deveriam ser encarados como tentativas de adaptação do organismo, como respostas deste buscando equilibrar-se entre as demandas do meio e as necessidades prioritárias para o funcionamento do organismo. 

A teoria da Gestalt terapia vai compartilhar com a teoria organísmica de Kurt Goldstein a idéia de que tentativa de repetição de padrões de comportamentos já conhecidos, a não mudança e não exposição a situações novas, é uma tentativa dos indivíduos de não lidar com a ansiedade gerada pelo inesperado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com