TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Psicologia no combate ao câncer de próstata e um olhar direcionado à saúde do homem.

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

A atuação da Psicologia Comunitária da Saúde no combate ao câncer de próstata e um olhar direcionado à saúde do homem

The performance of the Community Health Psychology in the fight against prostate cancer and a directed look at the health of the man

Uilliam Nascimento Novaes

Graduando em psicologia, 8º semestre.

RESUMO

Diante da temática abordada, endossaremos a importância da atuação da psicologia para um olhar voltado à saúde do homem, bem como trazendo como problema, a falta de estratégias a serem elaboradas ao cuidado à saúde do homem e as poucas políticas públicas voltadas a este público. Este trabalho foi fundamentado a partir das iminentes evidências de mortes de homens causados pelo câncer prótata. Discutiremos a relevância da inserção da psicologia comunitária da saúde, no que tange a promoção da saúde nas comunidades, uma vez que, a psicologia ainda está pautada na visão clínica.

Palavras-chaves: Psicologia Comunitária; Cancer de Próstata; Saúde; Homem.

ABSTRACT

In view of the subject matter, we will endorse the importance of psychology for a look at human health, as well as the lack of strategies to be developed for the care of human health and the few public policies aimed at this public. This work was based on the innumerable evidences of deaths of men caused by the prostate cancer. We will discuss the relevance of the insertion of the community psychology of health, regarding the promotion of health in the community, once the psychology is still based on the clinical view.

Keywords: Community Psychology; Prostate cancer; Cheers; Men.

RESUMEN

Ante la temática abordada, endosaremos la importancia de la actuación de la psicología para una mirada volcada a la salud del hombre, así como traer como problema, falta de estrategias a ser elaboradas al cuidado a la salud del hombre y las pocas políticas públicas dirigidas a este público. Este trabajo fue fundamentado a partir de las numerosas evidencias de muertes de hombres causadas por el cáncer de próstata. Discutiremos la relevancia de la inserción de la psicología comunitaria de la salud, en lo que se refiere a la promoción de la salud en las comunidades, una vez que la psicología todavía está pautada en la visión clínica.

Palabras claves: Psicología Comunitaria; Cáncer de próstata; salud; Hombre.

1 INTRODUÇÃO

Ao logo dos tempos a expectativa de vida dos homens sempre foi menor em relação à expectativa de vida das mulheres. No entanto, mesmo com essas evidências, os homens ainda não se prontificam para melhorar esse quadro e, o que é pior, ainda continuam deixando o cuidado à saúde para últimos planos.

“A atenção primária à saúde (APS) é a porta de entrada do sistema de saúde e representa o espaço no qual grande parte das demandas pode ser solucionada, se constituindo numa prioridade na organização do sistema de saúde” (MACHIN, COUTO, SILVA, SCHRAIBER, GOMES, FIGUEIREDO et. al., 2011 p. 4505).

O câncer de próstata, tem sido um mal que não cessa sobre a saúde dos homens e, o pior ainda, é saber que estes não procuram cuidados para sua própria saúde, por acreditar que ao exame preventivo - toque retal -, se “perde” a sua masculinidade. Além do mais, são os que menos frequentam as UBS (unidades básicas de saúde).

Para Figueiredo (2005 p.106), é bastante disseminada a ideia de que as unidades básicas de saúde (UBS) são serviços destinados quase que exclusivamente para mulheres, crianças e idosos”.

Talvez, sejam os próprios homens responsáveis por esse triste episódio. No entanto, podemos afirmar que há poucas políticas de saúde voltadas para os homens em Nível de Atenção Primária e, com isso, notamos a presença unânimes de mulheres frequentando as UBS e, em relação aos homens, passamos quase despercebido. É notório o desinteresse dos homens em relação à promoção, prevenção e cuidado pela própria saúde.

Figueiredo (2005), enfatiza que, muitas dessas problemáticas podem ser prevenidas ou controladas por meio de intervenção em atitudes e práticas cotidianas que contribuem para a ocorrência desses problemas que perpetuam sobre a sociedade.

Para isso, compreendemos que as Unidades Básica de Saúde (UBS) são fundamentais para prevenir, promover e garantir a saúde das comunidades dentro do contexto das quais estão inseridos, quer seja o público feminino ou masculino.

O direcionamento do olhar para a saúde dos homens evidencia o tipo, ou a ausência, de vínculo destes com os serviços de saúde” (KNAUTH, COUTO, FIGUEIREDO, 2012 p. 2618).

Surge-se então, um desafio por parte da Psicologia Comunitária, em analisar e compreender toda esta complexa realidade existente em nossa saúde, com uma ênfase no trabalho nas comunidades, ressaltando a importância do profissional em psicologia, vinculado ao trabalho no âmbito da saúde do homem.

Portanto, a atuação do psicólogo nesse contexto é imprescindível e incontestável, como afirma Ornelas (1997, p. 377)

Os psicólogos comunitários construíram uma nova visão do psicólogo, cujo principal objetivo passou a ser o estudo, a compreensão, a conceptualização e a intervenção rigorosa nos processos, através dos quais, as comunidades pudessem melhorar o estado psicológico geral dos indivíduos que nela vivessem.

O psicólogo comunitário nessa perspectiva deixaria então a sua clínica, seu consultório e todo seu conforto e trabalharia em prol dos anseios da comunidade, bem como, na quebra desse preconceito existente ao método preventivo que utilizam-se no combate ao câncer de próstata, visto que alguns ainda se intimidam e se acovardam diante do exame preventivo, que é o toque retal.

 

2 BREVES APONTAMENTOS

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – (2015), a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Segundo Aguiar & Ronzani (2007), os psicólogos ingressam no campo da saúde de duas formas: nas unidades básicas de saúde, articulando os demais profissionais do campo, e nos núcleos e centros de atenção psicossocial (NAPS\CAPS)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com