A Inteligência Emocional e Multifocal
Por: Rafael Raminho • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Inteligência Emocional e Multifocal
Criada pelo psicólogo Daniel Goleman em seu livro "Inteligência Emocional", onde utiliza o conceito como principal responsável pelo sucesso ou fracasso das pessoas. Ela está ligada ao envolvimento social do indivíduo, sendo assim, pessoas que tenham qualidade de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e altruísmo tem uma maior probabilidade de obter sucesso.
A Inteligência Emocional está ligada aos processos motivadores, como se auto-motivar e persistência diante de frustrações; controle de impulsos; canalização de emoções para situações apropriadas; motivação de pessoas, para explorarem suas qualidades, e conseguir engajamento a objetivos em comum.
Goleman mapeou a inteligência emocional em cinco áreas:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Empatia -Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
As três primeiras áreas acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. Enquanto as duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.
Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.
Também temos a Inteligência Multifocal, criada pelo Psiquiatra brasileiro Augusto Cury, que tem sua semelhança com a inteligência emocional. Porém esta foca apenas nas questões emocionais enquanto a multifocal tem o emocional como essência, mas trás teorias para lidar e construir uma inteligência emocional.
A inteligência multifocal tem como seu objetivo o processo de interpretação da realidade, ou seja, como percebemos o mundo e a nós mesmos. Carrega esse nome porque estuda a construção dos pensamentos em seus múltiplos aspectos, inconscientes, como conscientes. Fortalece a consciência crítica e a capacidade de gestão do eu, diante dos processos conscientes que distorcem a realidade, levando ao adoecimento emocional originado de crenças unifocais, as que enxergam os eventos sob um ângulo, desconsiderando outros aspectos vitais para as relações intrapessoais e interpessoais saudáveis.
A inteligência multifocal se divide em quatro linhas:
1) A Natureza e o processo de construção dos pensamentos;
2) Os papéis conscientes e inconscientes da memória;
3) A formação do Eu como líder do teatro psíquico;
4) O desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência, como saber expor e não impor suas idéias, saber colocar-se no lugar do outro, educar e proteger suas emoções, gerenciar os pensamentos, reeditar o filme do inconsciente, contemplar o belo, liberar a criatividade e desenvolver inteligência existencial e resiliência, entre outros.
...