A Introdução à Psicanálise
Por: Heidess • 16/7/2023 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 49 Visualizações
Resumo sobre o caso Dora, e sua relação com o tratamento proposto por Freud para o tratamento da Histeria.
MÓDULO II E III - Introdução à psicanálise
Heide Souza Santos
Dora é a primeira história clínica de Freud que inclui sonhos, repressões e recalcamentos.
O caso Dora traz uma noção sobre fantasias e sexualidades reprimidas no passado, que através de sonhos ele consegue entendê-la.Esses sonhos é uma maneira de ela se esconder de repressões. O pai dela que levou até Freud. Mas Dora só foi tratada quando adulta relatando sintomas físicos, incômodos e até uma tosse.
Dora por um tempo tinha admiração pelo pai. Mas quando Freud percebeu um estado mental de confusão quando ela passou a cuidar do seu pai que adoeceu, pois sua mãe não ajudava muito, sua família era complicada, seu pai até tinha uma amante. Freud remete os problemas de Dora por conta de como era a vida de sua família. Ela julgava a mãe pelo tratamento com o pai e por isso achava que ela tinha uma amante que era a SR K.
Dora foi beijada pela SR que teve nojo Freud considerou isso uma histeria, acredito que ele não acreditava nela. Talvez haja dúvidas sobre sua sexualidade quando ela é tocada, percebe que ela tenha sofrido abusos mas não sabia definir o que era. A família de Dora a deixava doente, Freud não a entenderia, ela queria ser como a mãe e como seu pai . Mas ambos não servia de exemplo
Apesar de considerar que as mulheres estão mais propensas a ser histéricas, o problema de histeria não pode ser resumido somente à mulher ou ao feminio.
Não consegui entender se Freud finalizou o tratamento de Dora ou se ela se recuperou ou teve recaídas.
...