A Legalização da Maconha
Por: Camila Santos • 11/2/2019 • Projeto de pesquisa • 545 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Legalização da maconha no Canadá
No dia 17 de Outubro de 2018, o Primeiro Ministro canadense Justin Trudeau efetivou o que havia cumprido em uma de suas promessas de campanha, que é o “ato da Cannabis”, de acordo com o projeto de lei C-45 (An Act respecting cannabis and to amend the Controlled Drugs and Substances Act, the Criminal Code and other Acts - Um ato de respeitar a maconha e alterar a Lei de Drogas e Substâncias Controladas, o Código Penal e outros atos).
Embora o Uruguai já tenha implementado o uso da maconha, o Canadá cria, sem sombra de dúvidas, muitas expectativas pelo fato de ser um país populoso, rico e muito influente na política internacional.
Sendo o Canadá vizinho dos Estados Unidos da América (EUA), isto proporcionará ao país uma injeção de aproximadamente 5 bilhões de dólares americanos (já que estamos falando de economia internacional), em dólar canadense o valor é de 6 bilhões e 600 milhões (em reais o valor chega aproximadamente aos 19 bilhões). Lembrando que estes valores se referem apenas ao mercado da Cannabis, ou seja, para o uso recreativo.
Na minha opinião, como acadêmica de Psicologia, sou totalmente contra a legalização da droga, pois em seus malefícios, já comprovados cientificamente, há a diminuição da capacidade de memorização, há a falta de motivação para realizar tarefas e o pior: o uso inadequado da maconha, tal como é visto rotineiramente provoca a redução do sistema imunológico do indivíduo, ou seja, o usuário de maconha tende a ficar mais propício a doenças em geral. Além do mais, como malefício para o uso da droga, os usuários são mais vulneráveis a ter câncer de pulmão devido a fumaça produzida pelo consumo da maconha. Geralmente há, também, a perda de noção de tempo e espaço e falta de atenção. Ressalto a minha recusa para com esta droga, que atualmente no Brasil é ilícita, pois esta servirá como “ponte”, ou seja, o vendedor em 98% dos casos influencia o usuário a comprar outros tipos de drogas. É necessário que se faça ressaltar que o organismo do ser humano age de forma variada como explica a medicina, o que implica também na dose consumida.
Referências Bibliográficas
Artigo: Benefícios e Malefícios da Maconha [On-line]. Disponível no endereço eletrônico: https://minilua.com/maconha-beneficios-maleficios-erva-26/2/ . Acessado em 23/10/2018.
Artigo: Como Vai Ser a Legalização da Maconha no Canadá [On-line]. Disponível no endereço eletrônico: https://super.abril.com.br/blog/psicoativo/como-vai-ser-a-legalizacao-da-maconha-no-canada/ . Acessado em 23/10/2018.
Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas [On-line]. Disponível no endereço eletrônico: https://www.abead.com.br . Acessado em 23/10/2018.
...