A Lei de Raoult
Resenha: A Lei de Raoult. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camile4 • 23/9/2013 • Resenha • 245 Palavras (1 Páginas) • 908 Visualizações
A Lei de Raoult
O cientista francês François Marie Raoult (1830-1901) fez uma ampla série de medidas experimentais de pressão de vapor. A partir delas, pôde enunciar, em 1882, uma regularidade que é atualmente conhecida como Lei de Raoult.
Em palavras: A pressão de vapor de uma solução (ou melhor, do solvente na solução) de soluto não-eletrólito e não-volátil é igual ao produto da fração em mols do solvente pela pressão de vapor do solvente puro, numa dada temperatura.
Em equação: Psolução = xsolvente ⋅ Psolvente puro
em que xsolvente = fração em mols do solvente
Em ambas as soluções, (A) e (B), a fração em mols do soluto é 0,05 e a do solvente é 0,95, como mostrado nos esquemas ao lado.
A 30°C a pressão de vapor da água pura é 4,2 kPa. Fazendo uso da Lei de Raoult, calculamos a pressão de vapor do solvente na solução multiplicando esse valor pela fração em mols do solvente:
Psolução = xsolvente ⋅ Psolvente puro = 0,95 ⋅ 4,2 kPa = 4,0 kPa
Isso conduz ao valor experimentalmente determinado, que é o mesmo para as soluções (A) e (B), uma vez que a fração em mols do solvente é a mesma.
Psolução = xsolvente ⋅ Psolvente puro = 0,95 ⋅ 7,4 kPa = 7,0 kPa
As soluções que seguem a Lei de Raoult são chamadas de soluções ideais.
Na prática, verifica-se que soluções bastante diluídas têm comportamento ideal. Em nossos estudos, consideraremos apenas soluções ideais
...