A PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Por: ctelex • 19/5/2021 • Artigo • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU – UNINASSAU
CURSO DE PSICOLOGIA
ANDREA LIMA REGO
CINDY KELEN RIBEIRO DOS SANTOS
CLAUDIO TELES DOS SANTOS
ELIS DOS SANTOS ASSUNÇÃO
ROSANE CARMO DE CARVALHO
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
ESTUDO DE CASOS
SALVADOR - BA
2020
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
ESTUDO DE CASOS
Estudo de casos são estratégias de pesquisa científica que analisas fenômenos considerando o contexto em que está inserido e as variáveis que o influenciam. O objetivo dos estudos de caso citados é propor um plano de avaliação da personalidade, ou seja, os testes, métodos e técnicas mais apropriados para cada caso e justifiquem as suas escolhas
Orientador(a): Prof.ª Daniele Carmo Queiroz
SALVADOR - BA
2020
ESTUDO DE CASO
“Ao realizar seu trabalho, o psicólogo tem que atentar para comportamentos verbais e não verbais, para a escolha das palavras, para sutilezas de comportamento, entre outros” (BARROSO; SCORSOLINI-COMIN; NASCIMENTO, 2015).
Para análise do estudo de casos, tendo em vista tratar-se de uma avaliação para cargos de gerência, faz necessário baterias específicas de avaliação, conforme dispõe a resolução CFP n. 001/2002:
“...foi proposta com o objetivo de orientar psicólogos e as pessoas jurídicas envolvidas a respeito da avaliação psicológica realizada em concurso públicos e processos seletivos. Além da orientação sobre o uso de técnicas que possuam qualidades psicométricas adequadas (validade, precisão, padronização e normatização), orientar-se que os critérios de indicação baseado na avaliação psicológica sejam pautados no perfil profissiográfico das características psicológicas favoráveis ao desempenho adequado no cargo pretendido sendo que os mesmos devem ser apresentados no edital…”(BARROSO; SCORSOLINI-COMIN; NASCIMENTO, p.27, 2015).
PARA O ESTUDO DE CASO Nº 1, O plano de avaliação da personalidade sugerido foi o de Técnicas projetivas utilizando a prova do desenho.
A prova do Desenho pode ser considerada uma técnica gráfica expressiva que permite analisar o traçado e a maneira pela qual a criança usa o espaço gráfico na representação da percepção que ela tem de seu corpo e de sua família e do contexto social em que está inserido.
Os testes projetivos são técnicas de avaliação que procuram estudar a personalidade usando estímulos, tarefas ou situações relativamente não estruturados são denominadas. Eles possibilitam que a criança 'projete' as próprias motivações no teste do avaliador.
Por meio desse teste, é possível observar o conteúdo das respostas dessa criança, também é possível obter informações elucidativas sobre a personalidade de uma criança analisando as características de uma figura desenhada por ela.
Além da avaliação da prova do desenho, utilizamos também o teste de atenção concentrada. Esse teste permite ao avaliador avaliar a atenção seletiva e a capacidade de concentração. Além disso, o exame mede a velocidade de processamento da informação, bem como a qualidade e a precisão do desempenho da criança.
Trata-se de uma criança de nove anos de idade, que frequenta a o quarto ano do ensino fundamental. Essa criança tem apresentado piora no comportamento e desempenho escolar ano a ano. É descrita como uma criança simpática e obediente, mas que interrompe as aulas repetidas vezes com perguntas sem sentido, sempre tentando ser o primeiro a responder, mesmo que não saibam a pergunta, e murmúrios durante todo o tempo. No recreio apresenta-se muito enérgico e poucos colegas o acompanham. Seu professor destaca a sua dificuldade em finalizar tarefas em sala de aula e sua mãe descreve como enfadonha a tarefa de acompanhá-lo em casa, visto que era preciso mandá-lo ficar quieto ou parar de interromper a conversa de adultos. Qualquer barulho é motivo de inquietação. Sempre se esquece de levar seus materiais para a escola e seu caderno é desarrumado e sujo. Durante brincadeiras em casa, há desordem de brinquedos, é adepto a brincadeiras barulhentas, não expressando interesse em jogos de tabuleiro e quebra-cabeças. Sua mãe relata que aos fins de semana são dadas algumas tarefas, como arrumar o seu quarto, o que faz sem reclamar, mas quase sempre não consegue concluir.
Vídeo game é a única atividade que o consegue manter entretido.
SIMULAÇÃO DE UM PARECER PSICOLÓGICO – Estudo de Caso nº 1
Diante da análise dos dados, do relatório escolar elaborado polos professore de Tiago, do relato da família e dos instrumentos avaliativos utilizados.
É possível concluir que Tiago apresenta déficit de atenção e déficit de aprendizagem, sugerindo também TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
PARA O ESTUDO DE CASO Nº 2, utilizaremos o Palográfico, instrumento que avalia personalidade mede características comportamentais via técnicas gráficas. É considerado um teste expressivo, pois analisa o tipo de resposta dada pelo candidato quando focado em uma mesma tarefa; BFP – Bateria Fatorial de Personalidade, a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões extroversão, socialização, realização, neuroticismo e abertura para novas experiências, aspectos de liderança, aprofunda nas questões comportamentais, iniciativa, ponderação, relacionamento interpessoal e hierárquico, bem como utilizaremos a entrevista individual para avaliar aspectos verbais e não verbais, linguagem corporal.
...