A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Agatha Souza • 26/11/2021 • Trabalho acadêmico • 694 Palavras (3 Páginas) • 80 Visualizações
Psicologia e Educação
Nome: Agatha Cristine de Souza RGM: 17475767
ZENDRON, A. B. F; KRAVCHYCHYN, A; FORTKAMP, E. H. T; VIEIRA, M. L. Psicologia e Educação Infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000200012. Acesso: 18 set. 2019.
O artigo nos apresenta uma perspectiva sobre Psicologia Escolar nos dias atuais, onde o papel do psicólogo é promover reflexões diante das queixas apresentadas, levando em consideração as relações no cotidiano escolar, o contexto familiar e social em que a criança esta inserida e o seu desenvolvimento.
As estagiárias desenvolveram a intervenção baseada na perspectiva mencionada anteriormente, no primeiro momento constitui-se em criar uma aproximação com a equipe docente, participando desde a preparação do acolhimento das crianças até a formulação do Projeto Político Pedagógico, com essa interação foi possível aprofundar o conhecimento sobre a psicologia escolar e o contexto pedagógico, despertando uma reflexão sobre os papeis que cada um exerce. Após esse processo as estagiárias realizavam atendimentos frequentes com os familiares das crianças, se colocando a disposição pra conversar sobre o desenvolvimento das mesmas, deixando claro que a proposta da psicologia escolar é o de acompanhar o desenvolvimento infantil atendendo a demanda específica do cotidiano escolar e que havendo interesse para uma psicoterapia, elas poderiam indicar locais externos apropriados.
Outra intervenção realizada na instituição foi no auxilio da adaptação/ reinserção dos bebes recém-chegados. Nesse momento várias atividades foram propostas como: o diálogo com os professores para entender suas condutas pedagógicas e seus questionamentos sobre a adaptação/reinserção e um espaço de escuta e acolhida das angústias dos pais em relação à separação dos filhos.
Entendendo a importância do desenvolvimento infantil no que se refere ao cognitivo e as emoções, as estagiárias realizaram uma intervenção denominada “Projeto Penal”, que é constituído por 4 etapas em 4 dias diferentes, tendo como objetivo preparar psicologicamente e cognitivamente as crianças, para realizarem a transição do espaço de educação infantil e a aproximação com a escola fundamental. A primeira etapa foi avaliado o conhecimento (crenças, mitos) que a criança tinha sobre o ensino fundamental. A segunda etapa constitui visitar uma escola de ensino fundamental (desmitificando qualquer receio). Na terceira etapa, construíram um penal (estojo) com o objetivo de fazer concretamente algo relacionado à transição. Na quarta etapa ocorreu a entrega dos penais, levando a reflexão do coletivo para o individual.
Nesse projeto foram realizados dois processos específicos relacionado com a aprendizagem: a estimulação da fala na quais ações como entrevista com os familiares para entender como é as relações dos pais e filhos, a confecção da cartilha com o intuito de conscientizar os familiares sobre as dificuldades, marcando uma reunião para responder as dúvidas e os anseios das mães, e as intervenções individuais de algumas crianças com déficit na fala e desenvolvimento abaixo do esperado para sua idade.
Referente ao trabalho realizado na instituição alguma spontos foram propostas pelas etagiarias
...