Psicologia do desenvolvimento infantil
Por: Má ra • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 710 Visualizações
1. FASES DO DESENVOLVIMENTO FĺSICO INFANTIL DE 1 A 6 ANOS
Desde o momento em que ainda são bebês as crianças precisam de uma rotina organizada e devidamente estruturada para um desenvolvimento mais efetivo possível.
Através da percepção as crianças exploram e descobrem um mundo inteiro que está a sua volta obtendo grandes evoluções cognitivas e motoras dentro de cada fase respectiva a cada idade.
Por volta do período do fim do desmame até o terceiro ano de vida o a criança se encontra na fase de produção onde se caracteriza pelo crescimento acelerado do corpo, e ganho de características e semelhanças com a imagem física de um adulto, adquire também o controle do intestino e bexiga.
Até os seis anos de idade a criança adquire uma considerável força física e extrema rapidez nas suas habilidades motoras como por exemplo se vestir sem auxílio de um adulto, já são capazes de correr, saltar e subir escadas sem dificuldade, obtendo também autonomia para efetuar sua higiene pessoal, escovar os dentes e pentear-se sozinha.
E importante ressaltar que tanto a falta de estímulo quanto a antecipação forçada de etapas podem interferir diretamente no desenvolvimento físico da criança.
1.1 DIFERENTES TEORIAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 1 A 6 ANOS
Existem várias teorias sobre o desenvolvimento infantil, dentre elas destacam-se algumas que tiveram uma maior contribuição, são elas
Teoria da Maturação- Proposta por Arnold Gesell (1880-1961), essa teoria tem por objetivo mostrar que certos tipos de aprendizados durante o desenvolvimento infantil acontecem somente em determinadas idades dentro de uma perspectiva biológica. Defendendo a ideia que a maioria dos comportamentos são adaptativos estando ligados diretamente a sobrevivência.
Teoria da Personalidade- Proposta por Sigmund Freud (1856-1939), essa teoria e composta de três componentes o Id, o Ego e o Superego, que são responsáveis diretamente pelo desenvolvimento comportamental da criança desde o nascimento.
Segundo Freud o Id e responsável pelos impulsos mais primitivos, o Ego e o componente que traz equilíbrio tentando resolver os conflitos causados pelo Id, e por sua vez o Superego que esta mais ligado a moral e a noção de certo e errado. Freud também propôs a Teoria do desenvolvimento Psicossexual que defende a ideia de que a medida em que crescem, as crianças descobrem o prazer que se divide em varias partes do corpo.
Teoria de Erikson- Proposta por Erik Erikson (1904-1994), essa teoria diz que dentro do desenvolvimento da criança existem estágios psicossociais e que os aspectos psicológicos e sócias são de extrema importância dentro do desenvolvimento infantil.
Teoria de Piaget- Proposta por Jean Piaget (1896-1980), essa teoria diz que o que diferencia o ser humano dos demais animais e o pensamento abstrato que ocorrem no desenvolvimento através de mudanças quantitativas e qualitativas. Descreve dói processos principais para a adaptação humana em seu desenvolvimento a assimilação e a acomodação que vão ser usados desde o nascimento ate a fim de promover adaptação ao meio em que vive. Piaget diz que essa adaptação ocorre através de quatro estágios cognitivos, o sensório motor, o pré operatório, o operacional concreto e o operacional formal.
Teoria Sociocultural- Proposta por Lev Vygotsky (1896-1934) essa teoria diz que as mudanças que historicamente ocorrem na sociedade afetam diretamente na natureza e desenvolvimento humano desenvolvendo a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo afirmando que o desenvolvimento e o que somos não pode ser separado do contexto cultural e social.
Teoria de Skinner- Proposta por Burrhus F. Skinner (1904-1990), essa teoria diz que o desenvolvimento humano acontece devido a modelação do comportamento através do reforço positivo ou negativo de acordo com o condicionamento que e aplicado durante esse desenvolvimento.
Teoria Social Cognitiva- Proposta por Albert Bandura (1925), essa teoria diz que o aprendizado e desenvolvimento humano se baseia em recompensa e punição, e que a evolução infantil esta diretamente ligada as suas experiências diárias.
Teoria de Bronfenbrenner- Proposta por Urie Bronfenbrenner (1917), essa teoria diz que o desenvolvimento infantil acontece graças a uma serie de sistemas, e que sua evolução esta relacionada a uma conexão entre aspectos ambientais e particularidades da própria pessoa em um contexto dividido em quatro níveis microssistema, mesossistema, ecossistema e macrossistema.
1.2 DESENVOLVIMNETO COGNITIVO E SOCIAL EM CRIANÇAS DE 1 A 6 ANOS
A partir do primeiro ano de vida o desenvolvimento se mantém de forma acelerada e constante, absolutamente tudo em volta pode servir de estimulo para a criança.
Assim como as brincadeiras começam a evoluir, o cognitivo da criança também se volta a autoconsciência e nessa fase a criança já não se desespera com a ausência dos pais porque já consegue saber que eles irão retornar, já conseguem também formar imagem mentais das coisas adquirindo noções básicas como cima e baixo. Durante o segundo e terceiro ano de vida a criança tende a não gostar de estranhos e tem na mãe uma figura de extrema importância para a sua segurança. Numa perspectiva social já nessa fase já conseguem participar de pequenas atividades envolvendo outras crianças e também já ouvem historias .
Por volta do quarto ano de idade a criança desenvolve um comportamento mais individualista ao querer brincar sozinha em alguns momentos, fugir do colo dos pais. Cognitivamente já conseguem identificar as diferenças comportamentais entre homem e mulher e já desenvolvem alguns aspectos de independência e autoconfiança, fazem perguntas sobre tudo e já começam a compreender que os símbolos e desenhos podem representar objetos reais. Em âmbito social a criança nessa fase tem a preocupação de agradar os adultos que possuem estima, começam também a se integrar em atividades em grupo.
Dos cinco aos seis anos a criança já consegue seguir instruções e seguir regras, a falar com fluência e já demonstra conhecimento nas cores, números e palavras. Cognitivamente e nessa fase que tem uma explosão intelectual, e noções de certo e errado já são conceitos simples de seguirem e entenderem. Socialmente falando o comportamento de copiar os adultos se faz presente nessa fase, a preferência por brincadeiras
...