A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS CIÊNCIA E SENSO COMUM
Por: Luizinhojr • 11/4/2018 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 531 Visualizações
QUESTIONÁRIO
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS CIÊNCIA E SENSO COMUM
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
A ciência precisa dos fatos cotidianos para fazer seu estudo sistemático, ela procura compreender e alterar fatos que no cotidiano assimilamos sem métodos ou conclusões científicas. Para se fazer ciência, precisa-se de fatos do cotidiano, até aqui é uma relação próxima. Mas quando a ciência observa, avaliando fatos, características e propriedades de uma forma isolada, essa relação com o cotidiano se separa. Essa separação é que permite a conclusão do conhecimento científico sobre o real. Ex: para dirigir, somente fazemos aula de direção, onde aprendemos o básico, adquirindo algumas noções de trânsito e então com a prática, é que aperfeiçoamos nossa direção e as noções de espaço, sabendo o momento certo de frear. No conhecimento cientifico, isso seria estudado para compreender: como o cérebro assimila e coordena os movimentos? Ou a física estudaria com precisão a que velocidade teríamos que estar, ou o movimento de inercia que o corpo faz ao frear. Outro exemplo é o uso do telefone, para nós é simples, ligarmos, nos conectarmos a internet, enviamos mensagens. Mas para isso ocorrer algum estudo observou, alterou para poder aprimorar cada vez mais esse recurso.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é um conhecimento sem base em métodos ou conclusões científicas. É o conhecimento baseado no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimento do cotidiano. Muitas vezes baseados em crenças e experiências. Ex: cozinhar, colocar uma garrafa de água na geladeira.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
Visão-de-mundo é um conhecimento do senso comum, porem de uma forma mais singular. É como se a gente pegasse todas essas informações e reciclasse, fixasse essas informações e a partir daí, criamos uma interpretação própria e singular desses estímulos que captamos do ambiente. E essa visão-de-mundo que faz com que cada um crie, construa, elabore e compreenda e até use parâmetros individuais, religiosos e sociais para se relacionar.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Alguns exemplos são: “depressão é falta de Deus”, “ ele é muito complexado”, “essa menina é histérica”, “para de ser neurótico”.
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Filosofia: se preocupa com a origem e o que significa a existência humana e seus mistérios.
Religião: preocupa com os princípios morais e se mostra através de doutrinas, crenças e traduções onde a bíblia para muitos é um modelo de conduta.
Arte: é a forma de expressão usada desde a pré-história, através da emoção e sensibilidade.
Senso comum: é as vivências básicas e espontâneas do cotidiano.
Ciência: é o conjunto de entendimento sobre fatos da realidade baseados em estudo ou métodos de pesquisa.
6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Conhecimento cientifico é composto por conhecimento sobre fatos da realidade do cotidiano baseados em estudos ou métodos de pesquisa, que usam uma linguagem mais rigorosa e precisa do objeto de estudo. São conhecimentos ricos, sistemáticos e controlados podendo ser sempre verificado.
...