A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
Por: brusimeaoo • 5/10/2021 • Trabalho acadêmico • 304 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
Psicologia Social, podemos definir como a área que procura estudar a interação social, foi assim que um psicólogo brasileiro Aroldo Rodrigues, onde ele aponta também que “a psicologia social também é o estudo das manifestações comportamentais suscitas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.”
A Psicologia Social no Brasil, passou por diversas mudanças e uma delas foi em 2003 foi atualizada por um conjunto de psicólogos brasileiro, com ajuda de reedição do livro Introdução à Psicologia Social do autor Arthur Ramos, em homenagem ao cem anos do autor. De acordo com ele a psicologia social estava inserida nos estudos de direito, economia até mesmo de medicina, onde todas se beneficiavam igualmente das contribuições biológicas, psicanalíticas, comportamentais, etc. Mesmo com um predomínio do norte-americano não significou que a psicologia social no Brasil tenha se moldado inteiramente deles.
Silvia Lane, diz que “toda psicologia é social”, onde ela com esta afirmação não quer reduzir nenhuma outra área ligada a psicologia. A psicologia social é de extrema importância em nossas vidas, pois desde o nosso nascimento, já somos seres sociais e já passamos por interações sociais e ao percurso ao longo da vida se deparamos com grupos nos quais se identificamos e passamos a fazer parte, grupos sociais, onde aprendemos a ser quem realmente somos e se redescobrimos como pessoa e ser humano, nós se tornamos sociais a partir da interação com o outro, a família é o primeiro grupo social que se envolvemos e depois disso vem a escola e diversas outras interações.
É sempre bom lembrar que nestas alturas da vida vivemos em uma sociedade em que não sabemos vivermos sozinhos e sempre vamos precisar se interagir com o outro, pois isso faz parte da sobrevivência humana.
2018/ 2º SEMESTRE
...