A PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Por: Larissa Fontana • 22/11/2017 • Artigo • 274 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
Faculdade Integrada de Santa Maria
Curso de Graduação em Psicologia
Camila Tamara, Daniela Pereira, Larissa Fontana
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR.
Santa Maria
2017
- INTRODUÇÃO
O processo de avaliação psicológica no contexto brasileiro é de realização exclusiva do psicólogo, determinada pela lei 4.119, de 1962, que regulamenta a profissão. Esse processo corresponde à coleta de dados, interpretações de informações por meio de teorias com embasamento técnico, métodos e instrumentos psicológicos e tem como finalidade alcançar um conhecimento maior acerca do indivíduo e do contexto onde vive, buscando, assim, auxiliar na tomada de decisões. (WECHSLER, 1999).
O contexto escolar é um ambiente muito amplo para o trabalho do psicólogo. A partir de uma abordagem institucional, o psicólogo escolar pode assimilar e intervir nas relações entre todos os componentes do ambiente escolar, dessa forma, auxiliando na compreensão e na condução de situações, sejam elas de envolvimento do corpo docente ou discente, além de ajudar na composição do projeto pedagógico da escola. Entre os mecanismos que o psicólogo pode utilizar nesse contexto, existe a Avaliação Psicológica, utilizada para auxiliar no entendimento, orientação, manuseio e encaminhamento dos indivíduos avaliados, se houver necessidade. (GONZATTI et al, 2011).
Diante disso, iremos fazer uma exposição mais detalhada sobre o processo de avaliação psicológica dentro da escola, a forma como é realizada, os testes que podem ser utilizados e as informações que convém informar a escola e as que são de acesso exclusivo do indivíduo avaliado ou de sua família.
REFERÊNCIAS
GONZATTI; Valéria, COUREL; Simone Fragoso, SUSIN; Marlete. OLIVEIRA; Íria Jacoby de. Avaliação Psicológica no contexto escolar. 2011. Revista Entre Linhas. Conselho Regional de Psicologia, abril, n. 55, p.10. Porto Alegre.
WECHSLER, Solange M. Guia de procedimentos éticos para a avaliação psicológica. 1999.
...