A Pesquisa Artigo Científico
Por: trampazzi • 10/4/2023 • Relatório de pesquisa • 4.675 Palavras (19 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: Estudos e Investigação em Psicologia
TEMA: Leitura do Artigo Científico “Atuação da Psicologia no Âmbito da Violência Conjugal em uma Delegacia de Atendimento à Mulher”
Orientador: Prof. Me. Claudio Donizetti Brites da Silva
2º SEMESTRE DE 2022
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
SÃO PAULO 2022
JULIANA MELO MARQUES DE ASSIS – 26218194
LUCAS CHAGAS CAVALCANTI DOS SANTOS – 31700683
RAYANY VITÓRIA NICOLAU PERES – 26245019
ROSELI CARDOSO E SILVA PACHECO – 25851217
SAMARA CASTRO LIRA – 27284671
VINICIUS DUARTE DA SILVA – 26533812
YANNE CAROLINE ARAUJO SANTOS – 26456257
TAIS RAMPAZZI IDALINO – 31890539
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: Estudos e Investigação em Psicologia
Trabalho que compõe pesquisa e exposição do tema: “Atuação da Psicologia no Âmbito da Violência Conjugal em uma Delegacia de Atendimento à Mulher” apresentado como parte integrante das avaliações do semestre, da disciplina de Estudos e Investigação em Psicologia, no 4º semestre do curso de Psicologia, da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
Orientador: Prof. Me. Claudio Donizetti Brites da Silva
2º SEMESTRE DE 2022
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
SÃO PAULO 2022
RESUMO
A pesquisa a seguir visa apresentar uma leitura do artigo científico: “Atuação da Psicologia no Âmbito da Violência Conjugal em uma Delegacia de Atendimento à Mulher” publicado pela revista online Pensando Famílias no ano de 2018, revista a qual tem como foco a divulgação de artigos que apresentem temas referentes a casal e à família. No trabalho serão analisados os dados levantados, a qualidade do artigo realizado, o processo de realização da pesquisa e sobretudo, a relevância científica e social do tema abordado. Sabe-se que nos dias atuais, a discussão do tema da violência contra a mulher e a violência de gênero como um todo, é essencial, já que infelizmente esse tipo de violência ainda é muito presente nos contextos sociais, culturais e principalmente familiares da população brasileira e mundial.
SUMÁRIO
RESUMO 3
SUMÁRIO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. PESQUISA E LEITURA DO ARTIGO 6
1) Dados: 6
2) Referências da pesquisa: 6
3) Sobre o artigo: 8
5) Metodologia 12
6) Critérios e definição: 13
7) Tabelas e figuras: 15
8) Avaliação geral: 15
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
Nos tempos modernos, a violência contra a mulher deixou de ser vista como algo comum e que deve ser guardado em família, para algo que deve ser denunciado e acima de tudo, entendido como um problema social, jurídico e também de saúde pública.
Os papéis do homem e da mulher ainda impostos na sociedade brasileira, tem imagens muito distorcidas, construindo uma figura naturalmente ignorante e violenta por parte do homem e uma figura dependente e inferior por parte da mulher, tendo em consideração, a relação conjugal de um casal hétero cis.
Com toda essa problemática em pauta, o Brasil se viu obrigado a criar medidas jurídicas para a proteção da violência contra a mulher, leis como: Lei Maria da Penha (11.340/2006), estabelecida em 2006, e também a Lei Contra o Feminicídio 13.104/2015) em 2015. Ambas visam proteger a mulher contra qualquer tipo de ação ou omissão seja ela moral, psicológica, patrimonial e/ou sexual que se baseie no gênero da sujeita.
Baseando-se nisso, o artigo escolhido como objeto de estudo para a seguinte pesquisa, fez uma análise documental de boletins de ocorrências registrados entre agosto de 2012 a agosto de 2015, em uma Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) do Sul do Estado de Santa Catarina, já que a esta delegacia além de prestar serviço às mulheres vítimas de violência, oferece também uma assistência psicológica que conta com três policiais psicólogas, tornando assim o objeto de estudo perfeito para esta pesquisa e investigação em psicologia.
PESQUISA E LEITURA DO ARTIGO
Dados:
- Turma: 4º C.
- Participantes do grupo e RGM:
- Juliana Melo Marques de Assis – 26218194;
- Lucas Chagas Cavalcanti dos Santos – 31700683;
- Rayany Vitória Nicolau Peres – 26245019;
- Roseli Cardoso e Silva Pacheco – 25851217;
- Samara Castro Lira – 27284671;
- Tais Rampazzi Idalino – 31890539;
- Vinicius Duarte da Silva – 26533812;
- Yanne Caroline Araújo Santos – 26456157.
- Tema do trabalho em grupo: Leitura do Artigo Científico: “Atuação da Psicologia no Âmbito da Violência Conjugal em uma Delegacia de Atendimento à Mulher”.
Referências da pesquisa:
- Endereço da URL do texto encontrado: ;
- Data de acesso: 20 de Outubro de 2022;
- Título do artigo: “Atuação da Psicologia no Âmbito da Violência Conjugal em uma Delegacia de Atendimento à Mulher”;
- Nome dos autores e suas respectivas filiações, caso tenha:
- Samira Mafioletti Macarini (Polícia Civil do Estado de Santa Catarina) – Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Terapia Relacional Sistêmica pelo Instituto Familiare. Atualmente é Psicóloga da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Professora do curso de Psicologia da Escola Superior de Criciúma (Faculdades ESUCRI);
- Karla Paris Miranda – Psicóloga (Escola Superior de Criciúma (Faculdades ESUCRI);
- Título da revista ou periódico: Pensando Famílias;
- ISSN: 1679-494X;
- Data de publicação: junho de 2018
- Classificação do Qualis: B2 pela área de avaliação de Psicologia;
- Número de páginas: 16 páginas;
- Palavras-chave utilizadas pelos autores: violência conjugal; lei maria da penha; violência doméstica;
- Cidade: Porto Alegre;
- Títulos e subtítulos que dividem o artigo:
- Resumo;
- Abstract;
- Introdução;
- A violência conjugal como um fenômeno ciclíco e interacional
- O serviço de Psicologia no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica;
- Método;
- Local do estudo;
- Amostra;
- Instrumentos;
- Procedimentos;
- Análise dos dados;
- Resultados e discussão;
- Características da denúncia;
- Perfil dos envolvidos na violência conjugal;
- Características do relacionamento conjugal;
- Tipo de violência presente no relacionamento conjugal;
- Atendimento no Serviço de Psicologia;
- Considerações finais;
- Referências.
- Qual método de pesquisa?
Pesquisa quantitativa longitudinal. - Resumo:
“O estudo teve como objetivo caracterizar a violência conjugal denunciada por mulheres em uma delegacia de proteção à mulher. Realizou-se uma pesquisa documental, através da análise de boletins de ocorrências registrados no período de agosto de 2012 a agosto de 2015 e que foram encaminhados ao serviço de psicologia da instituição. Os resultados apontaram predominância de denúncias envolvendo mulheres e homens na faixa dos trinta anos, que estavam em um relacionamento estável, que possuíam pelo menos um filho em comum e, no momento do registro, encontravam-se separados de corpos. Houve predomínio da violência psicológica e física. O estudo também constatou alto índice de desistência do processo criminal por parte das mulheres, apontando para o aspecto cíclico da violência conjugal, além de múltiplos fatores envolvidos nesse fenômeno. Os dados auxiliam na compreensão da dinâmica da violência conjugal a partir de uma perspectiva sistêmica, podendo-se pensar em estratégias de enfrentamento e prevenção.”
Sobre o artigo:
- A partir da leitura dos tópicos listados até aqui, qual o tema geral identificado?
Violência contra a mulher.
- Para saber sobre o tema principal do artigo e os métodos utilizados, foi suficiente ler o resumo:?
Certamente lendo o resumo pela primeira vez foi possível identificar o tema geral e até o tema específico, mas quanto aos métodos ficamos um pouco em dúvida de início. De primeira, pelo resumo, já sabíamos que se tratava de uma pesquisa longitudinal, mas tivemos que estudar mais a fundo para distinguir se a pesquisa era quantitativa ou qualitativa. No resumo, as autoras deixam bem claro que foi feita uma análise documental de amostra não probabilística, foi uma questão própria do nosso grupo que nos fez ficar em dúvida mesmo.
...