A Pesquisa de Clima
Por: Amanda Silveira Fischer • 1/11/2019 • Seminário • 7.874 Palavras (32 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE
AMANDA SILVEIRA FISCHER
RAFAELA DE OLIVEIRA LOPES ROCHA
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO TÊXTIL
BRUSQUE
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE
AMANDA SILVEIRA FISCHER
RAFAELA DE OLIVEIRA LOPES ROCHA
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO TÊXTIL
Trabalho apresentado como requisito parcial à disciplina Comportamento Organizacional no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Professora: Aline Jacinto
BRUSQUE
2019
1 INTRODUÇÃO E OBJETIVO GERAL
2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
3 METODOLOGIA
4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 REFERÊNCIAS
7 APÊNDICE
- INTRODUÇÃO
Inicialmente, para pensar em pesquisa de clima, é necessário discutir e conceituar pesquisa e clima. Para o Dicionário Online de Português (2018), “pesquisa é a ação de buscar mais informações a respeito de algo”.
Pádua (1996) aprofunda-se um pouco mais na definição de pesquisa:
“Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações”.
Tratando-se de pesquisa de clima, para Bispo (2006), a pesquisa de clima organizacional é um importante ferramenta que fornece dados seguros e objetivos, tornando-se valiosos instrumentos, pois por meio da análise dos dados obtidos é possível diagnosticar problemas reais na gestão da empresa e assim auxiliar no desenvolvimento de programas voltados para melhoria da qualidade de vida e de trabalho do funcionário, aumentando a produtividade e diminuindo a rotatividade, tornando a fácil adesão a políticas internas da empresa.
Para Ricardo (2004), a pesquisa de clima proporciona às organizações identificar os sentimentos e percepções de seus funcionários em relação ao clima organizacional que influenciam no seu bem estar e também permite verificar oportunidades de melhoria não somente na qualidade do ambiente como no trabalho em si, da qualidade dos produtos ou serviços, do comprometimento, desempenho, fatores esses, que proporciona o aumento da rentabilidade da própria em organização.
Seguindo o mesmo pensamento, Pistore (2013) aponta que os principais objetivos da pesquisa de clima organizacional é detectar imperfeições existentes na relação empresa/trabalhador e avaliando o grau de satisfação em relação à empresa, à impactos de decorrência de alguma mudança, grau de disseminação de valores culturais dentre outros.
Para complementar, Pistore (2013) ressalta que a pesquisa de clima necessita de um trabalho cauteloso e exige planejamento, estabelecer inicialmente as variáveis a serem pesquisadas, posteriormente a elaboração das perguntas do questionário com suas respectivas respostas para cada variável pré-estabelecida, definição dos parâmetros que permitirão a tabulação dos dados coletados por meio da pesquisa, de acordo com os critérios previamente estabelecidos. o Autor destaca que é fundamental a divulgação da pesquisa com o público alvo, sendo transmitida de forma clara e um amplo trabalho de conscientização sobre a sinceridade das respostas por meio da demonstração da importância da pesquisa de clima para a organização, bem como dispensabilidade da identificação dos trabalhadores na pesquisa.
Cabe conceituar então, o que é Clima. O Dicionário Online de Português (2019) define clima como “Conjunto dos fenômenos meteorológicos que caracterizam o estado médio da atmosfera e sua evolução num lugar dado”.
Freitas (2005, apud PALACIOS; FREITAS 2006), apresenta que o clima organizacional evidencia sobre uma metáfora provinda da meteorologia. Assim como Dicio (2019) trouxe, para Freitas (2006) o clima varia em função de aspectos como região, estações do ano e ação de outros agentes da natureza. Importante salientar que o clima tem como característica de mudança e instabilidade, podendo ser influenciada pelo comportamento dos indivíduos, além disso o clima também influencia o vestuário, a alimentação e por muitas vezes a disposição para o trabalho, interferindo assim no humor das pessoas.
O clima organizacional é visto como um retrato da organização em um dado momento, e este pode ser capaz de alterar o comportamento e o desempenho dos colaboradores. O clima organizacional é comparado metaforicamente com o clima meteorológico, mas a diferença é que o organizacional trata de padrões característicos de comportamentos dentro do cenário da empresa, levando muito em consideração a cultura da sociedade. Esse conjunto de comportamentos são possíveis de modificar, porém com mais cautela e dificuldades por englobarem indivíduos e culturas, entre partida o clima meteorológico se modifica com mais rapidez por serem fenômenos da natureza. (PALACIOS; FREITAS, 2006).
Ter um bom clima no seu ambiente de trabalho, proporciona ao trabalhador mais motivação nas suas atividades, tornando um aspecto positivo tanto ao trabalhador quanto a empresa. Para Ricardo (2004), clima organizacional caracteriza-se como um composto de percepções que são partilhadas pelos trabalhadores acerca de diferentes a fatores do ambiente organizacional, que corresponde a uma das atribuições mais importantes para a percepção dos aspectos que são reguladores e indicadores do comportamento organizacional.
Este trabalho objetivou-se compreender a pesquisa de clima e sua importância para o entendimento do clima organizacional, sistematizando parte dos conhecimentos produzidos sobre clima organizacional e pesquisa de clima no decorrer da disciplina para elaboração e aplicação de uma Pesquisa de clima realizada na empresa do ramo têxtil, na região do Vale do Itajaí.
- CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A empresa onde foi realizada a pesquisa de clima é do ramo têxtil, localizada no Vale do Itajaí, tendo como dono o pai e seus três filhos. Iniciou-se sendo uma empresa de transporte no ano de 1972, possuía um caminhão para transportar eletrodomésticos para a região nordeste. Alguns anos depois, em 1979, a empresa passou a transportar também granel e madeira para as regiões centro-oeste e norte.
...