A Piscoterapia Positiva
Por: Gisele Silva • 26/8/2023 • Trabalho acadêmico • 3.868 Palavras (16 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PSICOLOGIA - CAMPUS R9 TAQUARA
ORIENTADOR: PROF. CARLOS EDUARDO SOARES PEREIRA
DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA POSITIVA
PISICOTERAPIA POSITIVA
Jéssica Palmeira de Azevedo - 201808426676
RIO DE JANEIRO
2023
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1 PSICOLOGÍA POSITIVA - ROMPENDO O VIÉS NEGATIVO 3
1.1 Os pilares da Psicologia Positiva 4
1.1.1 P (Positive Emotions) - Emoções positivas 4
1.1.2 E (Engagement) - Engajamento ou Fluidez 5
1.1.3 R (Positive relationships) = Relacionamentos positivos 5
1.1.4 M (Meaning) = Significado 6
1.1.5 A (Accomplishment) = Realização 6
2 A PSICOTERAPIA POSITIVA 7
2.1 As Forças de Caráter 8
2.2 Psicopatologia na PPT 9
2.3 Psicoterapia Positiva na prática 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O termo psicoterapia tem origem nas palavras gregas PSYKÊ (mente) e THERAPEUEIN (cura), sendo uma forma de aplicar a psicologia no qual se cura pela fala.
É uma ferramenta relativamente recente que iniciou por volta da primeira metade do século XIX quando a doença mental foi desassociada dos conceitos sobrenaturais.
A origem da psicoterapia contemporânea e de seu pensamento racional, assim como também a medicina e a filosofia, surgiu na Grécia. O filósofo Platão expôs o bem que fazia ao corpo e alma um bom discurso.
Historicamente foi registrado que a palavra psicoterapia, que etimologicamente significa “tratamento da alma”, foi usada pela primeira vez pelo médico escocês James Braid.
Segundo Watkins (2010), a psicoterapia é a atividade central dos profissionais de saúde mental (como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e conselheiros) e lança mão de um amplo espectro de métodos teóricos.
O presente artigo tem o objetivo principal apresentar a Psicoterapia Positiva (PPT), seu método e os benefícios de sua aplicação como terapia. Para tal, será utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica e como instrumento para a coleta de dados também será a pesquisa bibliográfica tendo como fonte sites, artigos, revistas que tenham relação com o assunto.
1 PSICOLOGÍA POSITIVA - ROMPENDO O VIÉS NEGATIVO
Para falar da psicoterapia positiva (PPT) é fundamental o conhecimento sobre a psicologia positiva (PP) uma vez que estas estão diretamente relacionadas.
Seu estudo teve início com Martin Seligman em 1970, a PP é uma tendência da psicologia que estuda os efeitos da positividade, com o intuito de tornar a vida das pessoas mais equilibrada através da mudança de pensamento e comportamento pelas relações positivas.
A psicologia positiva dá ênfase nas reações e emoções. Diferente da psicologia tradicional, a PP não tem como foco de estudo as angústias, sofrimentos ou doenças psíquicas; fortalecendo assim características como: esperança, confiança, resiliência, gratidão, otimismo.
Um dos grandes notáveis da psicologia positiva, Martin Seligman, destaca a mudança de foco e defende, sem deixar de lado as patologias e seus respectivos tratamentos, a abertura da psicologia para um estudo aprofundado das “habilidades positivas” para uma melhor qualidade de vida do ser humano.
Para Seligman (2011), “Psicologia Positiva é a área da psicologia que estuda os fundamentos psicológicos do bem-estar e da felicidade, bem como os pontos fortes e virtudes humanas”.
O ponto alto da história da Psicologia Positiva é a inclusão da psicologia no mercado de trabalho. Após a Segunda Guerra Mundial, a psicologia voltou a atenção no sofrimento psíquico gerado pelo período de guerra. (Seligman, 2004; Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). Em 1947, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inicia modelo biopsicossocial para uma melhor compreensão do conceito de saúde adicionando a esse conceito aspectos relacionados à qualidade de vida. (WHO, 1947).
Em 1998, com o surgimento da PP e a presença de Seligman na presidência da APA (American Psychological Association), foi que a mudança do paradigma do foco no sofrimento chegou à psicologia.
Seligman (2002), defende que a proposta da Psicologia Positiva era a de que a Psicologia deveria focar na construção das forças do sujeito para tratar e prevenir as desordens psicológicas.
No Brasil, os estudos sobre resiliência devido às situações de risco e vulnerabilidade vividas pela população abriu as portas para a psicologia positiva.
...