A Prova Cultura e Diversidade
Por: Rafaela Analu Sonia Campos • 23/5/2022 • Exam • 938 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
Psicologia Aplicada / Trabalho I
Atividade avaliativa–(complemento da nota da atividade de 4/10)
Tarefa individual
Avaliativa – O valor máximo será de até 3,0 pontos
A sociedade como um todo e as empresas em especial (por serem o nosso foco na disciplina) cada vez mais têm que administrar a questão das “Diferenças individuais e diversidade”.
Portanto é necessário tanto em termos pessoais, de cidadania e profissional que façamos uma reflexão e principalmente que nos posicionemos quanto a este tema. Não é verdade?
Assim nesta tarefa vamos explorar um pouco mais isto.
Descrição da tarefa – A tarefa tem 3 momentos
Atenção:
- Espero, um ou no máximo dois parágrafos de construção própria em cada um dos três momentos solicitados na tarefa
- Não serão aceitas respostas copiadas, nosso objetivo é uma síntese pessoal
- Citar a bibliografia utilizada no padrão ABNT
1- Construir um conceito/definição “pessoal” sobre “Diferenças individuais e diversidade”.
2- Agora que você apresentou um conceito/definição pessoal,fale a respeito da importância do mesmo.
3- Identificar e fazer uma breve descrição de duas situações exemplificando o manejo adequado e inadequado das “Diferenças individuais e diversidade”.
Logística de entrega:
O trabalho deverá ser entregue num arquivo de texto através do Moodle até03/10/2021.
A data limite de entrega não será ampliada, cuidado com a lei de Murphy
Dúvidas, feedbacks etc., estou plenamente ao dispor...
1- Construir um conceito/definição “pessoal” sobre “Diferenças individuais e diversidade”.
Antes de construir um conceito próprio e ‘pessoal’, tal qual solicitado na tarefa, fui em busca de definições teóricas nas quais pudesse embasar meu pensamento acadêmico para não valer-me de ‘opiniões pessoais’ preconceituosas. Ainda, antes de formular a definição requisitada, trago comigo um conhecimento da área do Direito e da Filosofia que influencia na minha formulação pessoal do conceito, qual seja, a igualdade material, que define igualdade como ‘tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual’. Assim, entendo que as ‘diferenças individuais’ e a ‘diversidade’ de sujeitos só pode suscitar diferenças de tratamento quando essas ‘diversidades’ geram algum tipo de desigualdade material para o sujeito.
Assim, conceituo ‘diferenças individuais’ como aquelas diferenças entre os indivíduos que estão relacionadas à personalidade: seus pensamentos, a maneira como lida com as suas emoções, suas atitudes diante das situações diversas do dia-a-dia, etc. Também, contribui para a formulação de meu conceito pessoal Odisséia, de Homero, em que Ulisses diz ser “o mesmo de e para sempre” frente à multiplicidade de culturas com as quais se depara. Depreendo, então, que a diversidade é algo que vai além da diferença individual, e que se trata de uma definição próxima de algo como: “diverso é o grupo, a cultura, a religião, a política e, não, o indivíduo, em si” Por fim, resumiria a minha definição pessoal de ‘diferenças individuais’ e ‘diversidade’ da seguinte maneira: são as ‘diferenças individuais’ (personalidade, atitudes, gostos e preferências do sujeito) similares e agrupadas que formam a diversidade (os diversos grupos).
2- Agora que você apresentou um conceito/definição pessoal, fale a respeito da importância do mesmo.
Do ponto de vista das organizações – foco de nossa disciplina – compreendo que são as ‘diferenças individuais’ que criam a ‘diversidade’ necessária para que as organizações ganhem competitividade, tendo em seus quadros pessoas com as mais diversas formações acadêmicas e pessoais que interpretarão cada problema de maneira diferente, trazendo diversas soluções possíveis para os desafios organizacionais diários. Por fim, percebo que a expansão das organizações é um fator que conduz os gestores ao interesse por desenvolverem mecanismos de gestão da diversidade, daí a importância de entenderemos e respeitarmos as ‘diferença individuais’ e a ‘diversidade’ dentro das organizações.
...