A Psicanálise
Pesquisas Acadêmicas: A Psicanálise. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcossouza1405 • 31/10/2013 • 506 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
Fisioterapia 1º semestre.
Biologia Geral
Professor: Michel Toth Kamimura
Título: Experimento em laboratório com o microscópio.
Equipe: Toque mágico.
Quixadá, 17 março de 2011.
Introdução
O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa, ampliação até 600 x; Óptico ou composto, ampliação até 2000 x; Eletrônico, ampliação até 2.000.000 x; Protônico, ampliação até 1.000.000 x. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação. (fig.1)
Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen dois holandeses fabricantes de óculos. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos muito pequenos, invisíveis a olho nu. Tudo indica porem, que o primeiro estudioso a empregar um microscópio na investigação da natureza foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek. O microscópio de Leeuwenhoek é considerado um microscópio simples, pois é constituído por uma única lente. Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituído por duas lentes, esse aparelho ficou conhecido comomicroscópio composto. (Carli, 2007)
Objetivo
Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento.
Materiais e Métodos
Fez-se um risco no papel com uma caneta esferográfica de cor azul e colocou-se o pedaço de papel sobre a lâmina. Adicionou-se uma gota de água no papel e colocou a lamínula por cima, preparando a lâmina para observação.
Microscópio e suas partes
Resultado e Discussão
Na primeira observação, sem risco no papel, com a lente de 4x de aumento já se pode ver no papel rasgado as fibras vegetais. (fig.1) No aumento com 10x vê-se também nas fibras, alguns pontos aglomerados. (fig.2) Ao observar um pedaço de papel rasgado através da lente 40x de aumento, vê-se espécies de fiapos muito finos, além de vê-se pontos maiores e mais espalhados pelos fios de fibra. (fig.3)
Na segunda observação, com um risco no papel, notou-se que a imagem apresenta-se invertida, quando observada na primeira lente, e se move em sentido contrário ao da lâmina. Quando substituída por uma de maior aumento a imagem fica menos iluminada. Percebeu-se que quando substituída a lente de menor por uma de maior aumento, o comprimento e a largura da imagem duplicam de tamanho e já não conseguimos ver a figura completa.
Conclusão
Observou-se o microscópio, suas estruturas e suas respectivas funções, aprendendo a manuseá-lo.
Referências
...